Guia do Investidor
2023 11 28t071424z 1760847788 rc26m4abghfu rtrmadp 3 israel palestinians gaza
Notícias

Impactos da Guerra na economia global

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Israel e o Grupo Hamas chegaram a iniciar acordo de trégua na guerra, mas não durou por muito tempo. Com a continuidade da guerra, as autoridades do mundo ainda focam as atenções em ajuda humanitária, retirada de civis e estrangeiros da região de guerra e envio de profissionais de saúde para a faixa de Gaza. Além disso, os impactos econômicos com a eclosão de possíveis novos conflitos, atrelada a escalada militar entre Rússia e Ucrânia, preocupam autoridades mundiais.

A guerra registra mais de 16 mil mortes e as atenções estão voltadas ao Oriente Médio, que geograficamente é estratégico para o comércio global. Uma obstrução ou fechamento temporário do Canal de Suez, por exemplo, pode levar a atrasos no transporte global de mercadorias. Para o Brasil, isso pode significar atrasos nas exportações e importações, com consequente impacto nos preços e na balança comercial. 

É vital para os formuladores de políticas e investidores brasileiros entenderem essas conexões e estarem preparados para navegar em águas geopolíticas turbulentas. Por outro lado, o Brasil pode tentar mediar e buscar soluções de menores impactos e danos”

Embora Israel e a Faixa de Gaza não sejam grandes produtores de petróleo, a percepção de risco na região do Oriente Médio pode aumentar os preços do petróleo devido à especulação. Além disso, pode haver interrupções na cadeia de suprimentos. Isso pode resultar em preços mais altos de combustíveis no Brasil e no mundo, influenciando a inflação e os custos de transporte.

Empresas globais que dependem de componentes ou produtos de Israel podem enfrentar interrupções na cadeia de suprimentos. Isso pode causar atrasos, falta de produtos ou aumento de preços em setores específicos. Israel também é um hub tecnológico global, especialmente em setores como cibersegurança, tecnologia da informação e saúde.

Por outro lado, a manutenção da guerra e a escalada da violência entre Rússia e Ucrânia pode trazer impactos sérios ainda na economia mundial e, por consequência, na economia brasileira. A Ucrânia é um corredor principal para o trânsito de gás natural russo para a Europa. As hostilidades comprometem essa rota, levando a volatilidade nos preços de energia, com possíveis aumentos no gás e petróleo, afetando muitos os países emergentes e, principalmente, o Brasil. Países europeus próximos ao conflito enfrentam pressões econômicas diretas, desde interrupções comerciais até fluxos de refugiados.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Dívida pública aumenta 9,56% em 2023

Mateus Sousa

Arrecadação federal chega a R$ 280,63 bilhões em janeiro

Agência Brasil

Indústria de alimentos do Brasil gera 70 mil vagas de emprego em 2023

Agência Brasil

Mercado eleva para 1,68% projeção de expansão da economia em 2024

Agência Brasil

G20 tem consenso para criação de dois estados entre Palestina e Israel

Agência Brasil

Hyundai anuncia US$ 1,1 bi em investimentos no Brasil

Agência Brasil

Deixe seu comentário