Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Inflação em alta: Índice de Preços dos Gastos Familiares acumula alta de 3,63% em 12 meses

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Índice de Preços dos Gastos Familiares (IPGF) variou -0,08% em setembro. Com esse resultado, o índice acumula elevação de 2,22% no ano e de 3,63% em 12 meses. No mesmo período, o índice oficial de inflação acumula 3,50% no ano e 5,19% em 12 meses. O resultado do IPGF de agosto, que fora divulgado como elevação de 0,03%, foi revisado conforme previsto metodologicamente: seu resultado foi uma inflação de 0,19%; ainda abaixo, mas mais próximo do resultado do IPCA à época: 0,23%.

Os recentes resultados apontam para uma sutil reaceleração da inflação interanual a partir da substituição das leituras negativas de julho a setembro do ano passado, no entanto, o IPGF sugere que essa aceleração é menos acentuada que o indicado pelo IPCA.

Leia mais  Taxa de desemprego cai para 9,3% no segundo trimestre

Em agosto, o IPGF acumulava 2,74% em 12 meses. No mesmo período do ano passado, o índice acumulado desacelerava de 8,83% em agosto de 2022 para 6,21% em setembro do mesmo ano (passando, pela primeira vez desde a pandemia, a acumular menos inflação que o registrado no IPCA).

O economista responsável pela pesquisa, Matheus Peçanha, comenta que essa tendência do índice se deve ao fato de que a construção dos pesos, entre outros fatores, possibilita a percepção do chamado “efeito substituição”: “Quando, por exemplo, o consumidor substitui arroz por macarrão ou carne vermelha por carne branca, ou ainda deixa de consumir combustível e passa a usar mais o transporte público devido ao aumento de preços, os itens substituídos perdem peso na cesta de consumo das famílias e seus aumentos de preço passam a comprometer menos o custo de vida e vice-versa. Assim, no longo prazo, esse efeito acaba gerando um número menor de inflação”, explica Peçanha.

Evolução da inflação por grupos
A maior contribuição no terreno positivo para o índice se deve, novamente, ao grupo Transportes, que apresentava inflação de 1,10% em 12 meses até agosto e agora acelerou para 7,88% em setembro, graças, sobretudo, ao impacto dos combustíveis. Dentro do grupo, os itens que mais contribuíram para o avanço da taxa interanual foram a “gasolina” (de 3,94% para 16,56%); “etanol” (de -7,76% para 4,68%) e “óleo diesel” (de -22,81% para -10,93%).

Outros três grupos apresentaram aceleração: Alimentação (de -4,14% para -3,91%); Comunicação (de -6,72% para 1,56%) e Serviços Prestados às Famílias e Atividades Pessoais (de 5,43% para 5,54%). O grupo Educação manteve-se estável, acumulando alta interanual de 8,35%.

Leia mais  Boulos abre mão de relatoria da MP do Programa Minha Casa, Minha Vida

No caso do grupo Alimentação, apesar de acelerar em termos interanuais, sua manutenção em terreno negativo pelo quinto mês consecutivo foi a principal contribuição para a redução do índice (-0,24 pp).
Os cinco grupos restantes do IPGF apresentaram desaceleração em sua taxa interanual de agosto para setembro: Habitação (de 5,04% para 3,18%), Artigos de Residência (de -3,27% para -3,38%), Vestuário (de 4,06% para 3,81%), Saúde e Cuidados Pessoais (de 10,62% para 10,12%) e Despesas Pessoais (de 10,83% para 9,36%).

O índice de difusão do IPGF caiu, passando de 47,8% em agosto para 39,1% em setembro, ou seja, aproximadamente 4 em cada 10 itens apresentaram aumento de preço em setembro. A análise de sua média móvel de 12 meses indica o aprofundamento da redução do índice de difusão desde junho de 2022, quando o processo inflacionário começou a apresentar sinais de descompressão.

Acesse aqui o Press Release

Nos siga no Google News
Leia mais  Líder do PSB alertará Planalto sobre insatisfação política no Congresso

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Dólar aproxima-se de R$ 5,20 com exterior e novas metas fiscais

Agência Brasil

Inflação sobe 0,16% em março e pesa para famílias de baixa renda

Agência Brasil

Bancos promovem mutirão de negociação até esta segunda

Agência Brasil

BCE: Cortes de juros gera consenso e possui incertezas

Paola Rocha Schwartz

Justiça mantém obrigação da Enel de reduzir falta de luz em SP

Agência Brasil

Dólar atinge R$ 5,14 com tensões geopolíticas e inflação

Agência Brasil

Deixe seu comentário