Continua após o anúncio
O primeiro dia de cálculo de remuneração das letras financeiras registrou taxas entre 0,5% e 1,1% dos papéis com vencimento em um ano.Na noite de ontem (9), a ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) começou a divulgar taxas de remuneração para quatro classes de letras, ampliando o rol de ativos precificados.
Antes, elas não tinham uma referência no mercado, agora, a Associação divulga taxas indicativas para auxiliar tanto as empresas, com um parâmetro para marcação a mercado, quanto o investidor, com transparência de preço.
“Esse é um passo importante em direção ao amadurecimento do mercado de renda fixa. Nos últimos anos, temos trabalhado para auxiliar no fomento deste segmento por meio da divulgação de informações, mantendo o investidor no cerne das discussões” explicou Luiz Masagão, presidente do Fórum de Negociação da ANBIMA.
A princípio, foram selecionadas 14 instituições que poderiam contribuir com o envio de dados diariamente, seguindo diversos critérios fundamentais para garantir uma precificação justa e condizente com a realidade do mercado. Um deles é o envio de taxas médias de compra e venda de letras negociadas no mercado secundário.
Dentre as instituições que reportam os dados estão corretoras de valores mobiliários, tesourarias de bancos e gestores e administradores de fundos.
Resultado
Para as letras com vencimento em um ano, as taxas de compra ontem (9) tiveram mínima de 0,5%, e máxima de 1,2%. Já as taxas de venda marcaram dados entre 0,4% e 1%.
Elas são publicadas diariamente no ANBIMA Data por volta das 20h, onde também ficam registrados os resultados dos últimos cinco dias.
Além destes dados, a ANBIMA dá preços para uma série de ativos: títulos públicos, debêntures, CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários), CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio), FIDCs (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios) e índices.
A ampliação da lista de ativos precificados integra a agenda de Serviços do ANBIMA em Ação, conjunto de medidas eleitas como prioritárias para o biênio 2023-24.
Confira a tabela de preços completa
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.