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Star Wars, heróis da Marvel e DC, quadrinhos, animes e os mais diversos personagens que marcaram a infância de muitas pessoas. Envoltos pela nostalgia, não é difícil encontrar adultos em lojas de brinquedos, buscando por algo que remeta a essa paixão.
A princípio, lá procuram por pelúcias do “Baby Yoda” (personagem marcante da série “The Mandalorian”, do universo Star Wars), bonecas Barbie inovadoras, “Funko Pop” (bonecos miniaturas de personagens do universo Geek), entre outros brinquedos.
Os “adultos crianças”, também chamado de “Kidults”, foram responsáveis por um quarto das vendas de brinquedos dos Estados Unidos em 2022. Por isso, são os maiores impulsionadores do crescimento de toda essa indústria, que vendeu cerca de US$9 bilhões.
Nesse sentido, os Kidults tendem a gastar com brinquedos para si mesmos, consumindo artigos de desenhos animados, heróis, figuras de ação, jogos de tabuleiro, Legos, entre outros itens que resgatam as suas infâncias.
Assim, por conta desse público que está crescendo, fabricantes de brinquedos estão começando a criar produtos focando neles. Um exemplo é a marca Estrela, que recentemente relançou a boneca Moranguinho em sua versão clássica, de 1984, atraindo os adultos que eram crianças naquela época.
Além disso, a Lego também lançou um produto para os adultos, criando uma campanha de marketing chamada “Bem-Vindos, Adultos”. Nela, desenvolveram construções mais complexas para o gosto dos mais velhos, como miniaturas arquitetônicas, obras de arte e automóveis.
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Por que isso ocorre?
Diante da geração que estamos vivendo, é possível afirmar que a definição de idade adulta mudou. Antigamente, ser adulto era sinônimo de ser integrante da sociedade como uma pessoa séria, tendo a pressão de se reafirmar intelectual e emocionalmente.
Ainda, era comum que uma pessoa de 20 anos já estivesse construindo uma família, casada, com filhos e emprego fixo.
Entretanto, hoje, ser adulto não carrega tanto esse peso. Dessa forma, o mercado de trabalho mudou, o acesso a cultura e às mídias mudaram e consequentemente, as pessoas também. Agora, é possível observar que estes se sentem mais livres para expressar seus gostos “infantis” sem que isso defina sua maturidade.
Logo, alguém ser fã de Homem Aranha não o torna menos profissional, menos inteligente e menos apto para ser parte da sociedade. Consumir o herói é apenas uma expressão de um gosto por entretenimento que possui.
Além disso, a nostalgia da infância não é o principal fator que leva os Kidults a consumirem esses produtos. Muitas vezes, essas pessoas só querem se divertir, ou então tornar o ambiente que vivem mais lúdico com a presença desses brinquedos.
O período pandêmico também foi responsável por popularizar os brinquedos entre os adultos. Em meio a tantas incertezas, itens como jogos de tabuleiro serviram como uma maneira de escape para muitos.
Nas mídias digitais…
Não é novidade que os influenciadores digitais tem sido peças-chave em criar tendências para o estilo de vida de muitos jovens adultos.
Sendo assim, os Kidults não ficam de fora no mundo digital. Entre eles, temos Lucas Rangel, de 25 anos. Apesar do seu foco não ser brinquedos, o influencer com mais de 20 milhões de seguidores no Instagram e 10 milhões no YouTube faz diversos conteúdos testando brinquedos, para seu público o qual a maioria são adultos.
Outro exemplo é Lye Rainbow, uma influenciadora em ascensão de 26 anos que já conta com 130 mil seguidores. Parte do seu engajamento veio por conta do seu conteúdo com as bonecas Monster High, franquia altamente popular entre o público feminino em 2010. Assim, ela mostra sua coleção, unboxings e cuidados com as bonecas.
Dessa forma, é comum ver comentários de jovens da mesma faixa etária que Lye nas redes sociais dela falando sobre como foram influenciados a voltar a colecionar essas bonecas, seja por acharem bonitas e únicas, seja por relembrarem da infância.
Outras inovações no mercado
Ainda mais, outro fator que induz os Kidults a comprarem brinquedos são as atraentes inovações no mercado. Atualmente, os produtos propostos pelas indústrias são muito mais variados, buscando incluir o máximo de pessoas possíveis.
Assim, a boneca Barbie, da Mattel, que antes era apenas loira de olhos azuis, hoje apresenta uma infinidade de modelos: com cabelos cacheados, crespos, alta estatura, baixa estatura, corpo plus size, PCD, etnias diferenciadas, além de existirem modelos que representam várias profissões.
Isso atrai não só crianças que se identificam com o brinquedo, como também adultos que sempre quiseram esse tipo de identificação e só agora conseguem ter em mãos.
A Disney também faz presença, entregando figuras de ação variadas, pelúcias e relançamentos dos bonecos tão amados por muitas gerações. Além disso, são responsáveis pela grande quantidade de produtos das franquias Star Wars e Marvel, que antigamente não possuíam um Merch variado, e hoje dá alegria à bolha Geek.
Previsões do mercado para os Kidults
Recentemente, foi informado que a famosa loja de brinquedos brasileira Ri Happy irá investir em produtos focados aos adultos. Tal investimento se dá por conta do enorme crescimento desse mercado, então o foco será nos relançamentos de brinquedos clássicos das gerações passadas.
A previsão é que a receita sobre esses brinquedos suba para 25% no ano de 2023. O grande inspirador é os Estados Unidos, que demonstra um mercado cada vez mais ativo. A próxima aposta são novamente as Barbies, tendo em vista o filme que está para lançar ano que vem, estrelando grandes nomes do cinema como Margot Robbie e Ryan Gosling.
Idade é só um número!
Com isso, a gente pode concluir que muitas vezes, os adultos só querem se desligar das responsabilidades e para isso recorrem ao entretenimento, muitas vezes focado em algo lúdico e resgatando a diversão. Todos são crianças no coração e estão cada vez mais em um constante contato com a cultura de mídia e consumo.
Por isso, é esperado que os brinquedos continuem sendo atrativos para todas as idades, sendo uma representação física de algo que entretém esse comprador.
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