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Liberdade de ir e vir é principal motivador de compra para a Geração Z

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Para apontar o comportamento da Geração Z em relação ao uso dos automóveis, a OLX, principal plataforma de compra e venda online de veículos no Brasil, conduziu um estudo que revelou que a liberdade de ir e vir é um dos pontos mais fortes desse público.

Surpreendentemente, a pesquisa também revelou que os indivíduos com idades entre 18 e 28 anos são os mais cautelosos na busca por informações antes de adquirir um carro. Os jovens estão dispostos a aguardar mais tempo para concretizar sua compra, com 76% dos participantes afirmando que esperarão para realizar o sonho do próprio veículo. No entanto, mesmo com a paciência, 60% deles enfatizaram que ter mobilidade é um dos fatores mais importantes na hora de adquirir um veículo.

Dificuldades

A maior problemática na hora de adquirir o carro próprio tem sido a questão financeira, porém, além disso, os jovens apontam a falta de habilitação, o desemprego, a facilidade em usar o carro de amigos/familiares ou a possibilidade de fazer outros planos com o dinheiro que seria usado na compra do veículo, como alguns outros impeditivos.

Para o VP de Autos da OLX, Flávio Passos, é importante ter atenção principalmente nas questões de preço. “Comprar carros usados é um processo que exige cautela, mas que pode trazer grande economia. Especialmente em um momento como o atual, em que lidamos com valores elevados no mercado automotivo e escassez de crédito para financiamentos. O investimento neles tem se mostrado uma escolha inteligente”, pontua o executivo.

Como metade dos entrevistados ainda não possui um veículo próprio, os jovens foram questionados sobre a forma utilizada para seu deslocamento diário. Destaque de 76% para deslocamento a pé e 57% por transporte público, seguido por 42% para carro de aplicativo, 37% para carona de amigos e família, 29% para bicicleta e 4% para outros. No comparativo por região, nota-se que o Nordeste é onde os jovens mais andam a pé, com 93% dos apontamentos, frente aos 65% do Sudeste.

Desapega, desapega, OLX

Aqueles que já possuem seus veículos próprios não pretendem abrir mão do conforto de se locomoverem por meio de um automóvel, mesmo com os desafios financeiros do ano de 2023, que apresenta recorde do endividamento das famílias (78%), de acordo com última pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC). O estudo da OLX mostra que 64% dos jovens não têm interesse em vender o seu carro, contra 36% que demonstraram interesse na venda.

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Dos que demonstraram interesse na venda de seus veículos, 69% apontam a compra de um modelo mais novo, outros 25% comprar um carro 0 km e 19% desejam comprar um modelo mais barato como os motivos.

Valores

Entre os que possuem carro, 45% o adquiriram com recursos próprios e pagamento à vista, enquanto 25% optaram pelo financiaram em sua totalidade e 21% parcialmente. Os demais foram presenteados ou ganharam em sorteio (6%) ou compraram via leasing/consórcio (3%). Em relação ao âmbito nacional, os respondentes do Nordeste tendem a financiar mais os seus veículos, com 33% apontando a opção de financiamento parcial. Por outro lado, os mesmos aparentam pagar mais à vista que os respondentes do Sudeste, com 4 pontos percentuais a mais, 44% versus 40% do Sudeste.

Para aqueles que ainda vão comprar um veículo, o pagamento à vista é o mais cotado, com 42%. Outros 32% preferem financiamento parcial e 17% preferem pagar com financiamento total. Apenas 7% seriam leasing ou consórcio.

Uma faixa de preços menores é o que os jovens desmotorizados estão buscando. Em primeiro lugar, 55% deles querem pagar entre R$ 20 mil a R$ 35 mil. Em seguida, vêm os valores entre R$ 35 mil e R$ 52 mil, somando 25% dos entrevistados. Somente 3% aceitariam pagar mais de R$ 100 mil em um automóvel.

Cerca de 38% dos jovens que já possuem veículos próprios pagaram entre R$ 20 mil e R$ 35 mil; outros 19% pagaram R$ 35 mil a R$ 51 mil; e 16% quitaram seus carros por R$ 67 mil e R$ 83 mil.

Características

Os modelos que mais atraíram esse público na hora de efetuarem a compra foram os Sedan, com 45% dos interessados. Em seguida vêm os Hatch (22%), os esportivos (20%), os SUVs (17%), as picapes e as vans ou minivans com 2% cada.

As carrocerias Sedan e Hatch tendem a ser as mais apontadas também para aqueles que ainda não efetuaram a compra, com 35% e 22%. Em terceiro lugar vêm os modelos esportivos, com 20%.

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Os carros de mais destaque na opinião dos entrevistados que pretendem comprar um são os Usados – aqueles com mais de quatro anos (37,5%), e os Novos – os Zero km (35%). Os Seminovos (até três anos de uso) são os menos procurados, com 27,5% dos interessados.

Outra característica na hora da escolha para a compra foram os tipos de combustíveis. A maioria que já é dona de um automóvel (53%) deu preferência para carros movidos a gasolina. Outros 37% optaram pelo álcool e 19% preferiram o flex. Os modelos híbridos e elétricos ainda são uma realidade para 13% dos jovens da Geração Z.

Há uma diferença no comportamento daqueles que ainda vão comprar o veículo próprio. 42% apontam um carro FLEX como um dos quesitos fortes para aquisição, enquanto outros 40% a gasolina, 27% o híbrido e 22% o elétrico

“Vemos um potencial das novas tecnologias sustentáveis entre a Geração Z, que apresenta um apetite pelos híbridos e elétricos”, comenta Flávio Passos.

Segurança

Na hora de negociar seu bem próprio, os jovens também pensaram na segurança da intermediação. Assim, comprar por meio de classificados online (51%) ou diretamente com o proprietário (39%) foram as principais respostas dos entrevistados.

Comportamento parecido com aqueles que ainda vão adquirir o veículo. 62% dos respondentes também irão adotar como medida de segurança comprar o carro por meio de classificados online. Outros 50% pretendem negociar diretamente com o vendedor, contra 37% que optará por negociar por plataformas de compra.

Na análise da cobertura de seguro de carro, a pesquisa apontou que mais da metade possui o serviço.

Questionados sobre o tipo de cobertura de seguro de carro dos respondentes, vemos que mais da metade tem seguro completo. Destaque para os nordestinos, com 78% deles aderindo ao serviço. Ainda na análise das respostas por região, entende-se que no Nordeste os respondentes tendem a ter uma maior aptidão pelo seguro completo (76%), quando comparados à média nacional (70%) e ao Sudeste (70%). Além disso, moradores desta última localidade optam por mais pela categoria Seguro de Roubo (19%) do que a média nacional.

Dentre aqueles que possuem seu veículo, na hora de guardar o carro, 78% dos entrevistados possuem uma garagem própria, seguido por aqueles que alugam o espaço. Em uma análise das respostas por região, no Nordeste os respondentes tendem a colocá-lo na garagem própria (81%) ou em uma vaga de garagem alugada (10%). Por outro lado, no Sudeste, há um maior percentual na escolha por um estacionamento particular.

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Já sobre estacionar o veículo nas saídas de casa, 46% apontam que tendem a deixar o veículo no estacionamento do local de destino, 40% na rua e apenas 14% em estacionamento particular.

Perfil Demográfico

Ao todo 300 jovens foram entrevistados, sendo 52% mulheres e 48% homens. Entre eles, 48% eram do Sudeste, 23% do Nordeste, 15% do Sul e com 7% o Centro-Oeste e Norte.

Dicas importantes ao negociar um veículo online

  • Negociar diretamente com o proprietário do veículo ou com a pessoa que irá comprar o item, evite negociar com terceiros, como parentes, amigos ou revendedores não autorizados;
  • Tire todas as dúvidas preferencialmente pelo chat e canais oficiais das plataformas, evitando levar a conversa para aplicativos de mensagem, que são ambientes menos controlados;
  • Sempre marque uma visita para ver o veículo presencialmente antes de fechar o negócio e prefira locais públicos e movimentados, como estacionamentos de shoppings e supermercados e vá, de preferência, acompanhado e durante o dia;
  • Antes de concluir o negócio, peça uma Vistoria Cautelar em uma empresa credenciada pelo Detran e vá junto com o dono do automóvel;
  • Faça o pagamento apenas em uma conta em nome do proprietário do veículo e antes de depositar, verifique os dados direto com o proprietário;
  • Se está comprando, confirme os dados bancários da conta em que o valor do veículo deve ser depositado;
  • Vendedor e comprador devem ir junto ao cartório fazer a transferência e o pagamento só deve ser feito quando a transação for concluída no cartório;
  • Se a proposta for de lojas de seminovos, não esqueça de checar o CNPJ e a legalidade do funcionamento do estabelecimento;
  • Só entregue o veículo depois que o pagamento for confirmado.

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