Continua após o anúncio
O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para baixo a projeção de crescimento do Brasil para 2023, apontando para uma expansão de 0,9% do PIB. A expectativa indica uma desaceleração em relação ao ano passado, quando a economia brasileira cresceu 2,9%.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) publicou nesta terça-feira, 11, no âmbito das reuniões de Primavera do organismo, a revisão para baixo da projeção de crescimento do Brasil em 2023, apontando para uma expansão de 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB) doméstico.
Esta projeção, se confirmada, indica uma desaceleração significativa em relação ao ano passado, quando a economia brasileira cresceu 2,9%.
A revisão do FMI indica que o primeiro ano do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá um crescimento abaixo do desempenho visto na estreia de seu antecessor, Jair Bolsonaro.
O presidente Lula, por sua vez, criticou o FMI em seu discurso sobre os 100 primeiros dias de governo, dizendo que não seguirá as perspectivas do Fundo para o Brasil.
O Brasil se posicionará entre os piores desempenhos de PIB entre os emergentes e em desenvolvimento em 2023, ficando à frente somente de economias como a da Rússia e da África do Sul, segundo a previsão do FMI.
A revisão do Fundo reforça o alerta também feito pelo Banco Mundial, que divulgou projeção de alta de 0,8% para o PIB do Brasil neste ano. O Itaú Unibanco, maior banco da América Latina, também revisou para baixo sua expectativa para o PIB do Brasil neste ano.
A revisão do FMI coloca em evidência as dificuldades enfrentadas pelo Brasil para retomar um ritmo de crescimento forte e sustentável. As reformas estruturais e a melhoria do ambiente de negócios são fundamentais para a atração de investimentos e o aumento da produtividade da economia brasileira.
Contudo, com um cenário tão incerto e com medidas tão radicais tomadas pelo atual governo, o futuro do país acaba se tornando um tanto quanto sombrio.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.