Guia do Investidor
economia 1609210423 0
Notícias

Macroeconomia: indicadores e projeções da semana

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Toda semana indicadores econômicos são divulgados. Eles são responsáveis por indicar tanto para pessoa física, quanto para pessoa jurídica o que tem acontecido na economia nacional e internacional. Dessa forma, também fica mais fácil de realizar projeções e decisões mais assertivas no contexto macroeconômico. Mas além disso, é claro que contar com a opinião de um especialista que acumula anos de bagagem no assunto, é a melhor maneira de aproveitar o melhor dos indicadores.

Abaixo, André Carvalho, diretor de portfólio da Acura Capital traz algumas projeções:

Brasil 

No Brasil, será divulgado o IBC -Br de dezembro, indicador de atividade do BCB. “Se espera um crescimento interanual de 0,4% (a/a). O IBC-Br deveria fechar o 4T23 com crescimento de 0,2% t/t (a.s.) e o ano de 2023 com crescimento de 2,2%.” afirma André Carvalho.

EUA 

Leia mais  Setor de serviços cresce 8,3% em 2022 e atinge recorde

Prévias dos PMIs (fevereiro): “o índice de manufatura deve mostrar uma desaceleração de 50,7 pontos para 50,4 pontos, enquanto o PMI de Serviços deve ficar em 52,1 pontos (52,5 em janeiro), ambos acima do patamar de expansão.” afirma o especialista.

Ata do FOMC (reunião de janeiro): O mercado espera encontrar mais detalhes sobre a discussão econômica e a percepção dos dirigentes sobre a condução da política monetária. Porém vale recordar que o último encontro do FOMC ocorreu antes da divulgação do payroll e do CPI de janeiro, o que pode tornar o documento desatualizado

CHINA 

Decisão de política monetária: O mercado espera que o Banco Central reaja ao ainda fraco desempenho da economia e reduza a taxa de empréstimo de 5 anos.

“Acredito que serão necessários estímulos fiscais para que a economia Chinesa retorne a patamares robustos de crescimento.” completa Carvalho.

Zona Euro 

Prévias dos PMIs (fevereiro): se espera uma leve melhora, com o PMI de Manufatura aumentando de 46,6 pontos para 47,0 pontos, e o índice de Serviços avançando de 48,4 pontos para 48,8 pontos. Porém ambos os índices permanecem abaixo do patamar neutro de 50 pontos, em zona de contração.

Leia mais  Trabalhadores da Volks terão redução de jornada

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Drex promete revolucionar a compra de títulos públicos

Fernando Américo

IBGE vai medir peso das bets nos gastos do brasileiro

Agência Brasil

Dólar dispara e bolsa cai, com alta da inflação e risco fiscal no Brasil

Márcia Alves

Venda de imóveis cresce 28,8% no primeiro semestre

Fernando Américo

Preço médio do cafezinho em restaurantes cresce 121%

Fernando Américo

Ibovespa abre a quarta com alta e ativos em busca de estabilidade

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário