Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Mães são mais generosas que os pais na hora da mesada, aponta pesquisa

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Responsabilidades financeiras, organização e valorização de ganhos são os principais motivos que os pais enxergam quando começam a dar mesadas para os filhos. Segundo pesquisa realizada pelo Serasa em parceria com o Opinion Box, 85% dos pais conversam com os filhos sobre a importância da educação financeira saudável e como se organizar para que a mesada seja utilizada da melhor forma. 

Quando falamos no assunto, as mães são mais generosas que os pais, onde 70% delas optam por incentivar a prática, contra 30% dos pais, que alegam a preferência do investimento na educação dos filhos, segundo dados levantados pela fintech Acordo Certo. No âmbito da importância de guardar dinheiro, as mães são mais participativas, com 87%, entre os pais 80% tratam do assunto. 

Com base no levantamento realizado pelo HSBC, 89% dos pais consideram o diploma de bacharel ou qualificação no ensino superior essencial para que os filhos atinjam objetivos importantes na vida. Para Fernando Lamounier, educador financeiro e diretor da Multimarcas Consórcios, a educação financeira na infância é de extrema importância.

É necessário que a educação financeira seja cada vez mais incentivada na nossa sociedade. Se conseguirmos emular as crianças desde o início, elas crescerão preparadas para lidar com o dinheiro e obter uma relação muito mais saudável com as contas”, aponta o especialista.

Lamounier destaca que o planejamento familiar é fundamental para o futuro da educação dos filhos. “O passo mais importante é investir no desenvolvimento infantil e gamificar a educação financeira, utilizando de jogos e momentos lúdicos para incentivar a curiosidade e facilitar o entendimento sobre as finanças. Se conseguirmos emular as crianças desde o início, elas crescerão preparadas para lidar com o dinheiro e obter uma relação muito mais saudável com as contas”, explica.

Investimentos na educação a longo prazo 

Leia mais  Finanças em casal: Como se organizar financeiramente vivendo a dois

Com base nos dados divulgados pelo HSBC, os pais brasileiros são os que mais enfatizam a importância econômica com os filhos (79%), seguido pelos chineses (77%), turcos e indonésios com 75% cada. A pesquisa ainda revelou que 97% dos pais desejam que os filhos frequentem a universidade, 84% uma pós-graduação e 7 em cada 10 pais esperam que eles tenham uma educação melhor que as que tiveram. 

Rodrigo Bouyer, docente, avaliador do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e sócio diretor da BrandU Consultoria Educacional e da Somos Young, confirma o desejo dos pais com relação ao nível educacional dos filhos e ainda reforça a preocupação dos que possuem baixas condições financeiras.

Estamos falando de um período de alta competitividade em universidades federais e particulares, principalmente nos cursos de medicina, psicologia e direito. É uma situação que requer gastos com materiais e, em alguns casos, com cursos preparatórios para o vestibular”, diz.

Bouyer reforça que menos de 20% dos brasileiros entre 18 e 24 anos são alunos do curso superior, a meta do PNE (Plano Nacional da Educação) é chegar a 33% até o ano que vem, ou seja, dar um salto dos 4 milhões para 7 milhões de alunos. Às vésperas do exame que se tornou a maior porta de entrada para universidades no Brasil, o ENEM, o especialista explica que além de uma “poupança”  os pais ainda precisam se preocupar em como manter os filhos com alimentação, transporte, material entre outros. 

A educação é apenas um dos pilares presentes nos gastos mensais. Ainda temos gastos com transporte, saúde e alimentação. Quando você prioriza uma situação, você demonstra maior apoio para que aquele sonho se concretize. Claro que, nesse cenário, é interessante entender todas as opções para o seu filho em cima do valor guardado. Investir em educação amplia as possibilidades dentro do mercado de trabalho, além de proporcionar novas visões de mundo”, finaliza Bouyer.

Leia mais  Conta Infantil Digital | Conta Infantil qual a melhor? Tudo sobre

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

Autor Convidado

Audiência de ‘finfluencers’ chega a 208 milhões de seguidores

Guia do Investidor

Mais da metade sente alto nível de estresse com as suas finanças

Guia do Investidor

Planejamento financeiro: qual é o segredo para não desistir?

Guia do Investidor

IPVA, IPTU e material escolar: Como organizar as finanças em 2024

Guia do Investidor

6 tendências em finanças e investimentos para 2024

Autor Convidado

Deixe seu comentário