Continua após o anúncio
Um levantamento feito pela HST — especializada em tecnologia da informação para o ecossistema de pagamentos — aponta que o forte crescimento dos novos meios de pagamentos junto aos consumidores se refletirá na próxima Black Friday, que acontece no dia 25 de novembro. Entre os consumidores consultados, 41% afirmaram que devem utilizar o PIX para efetuar suas compras, enquanto 32% optarão por carteiras digitais (incluindo cartões de crédito virtuais).
O estudo aponta também uma queda considerável no uso de meios de pagamentos tradicionais no Brasil, como cartões de crédito físicos e boletos bancários. 24% afirmaram que utilizarão a primeira opção na Black Friday, enquanto apenas 3% escolherão comprar com boleto.
De acordo com Mauro Tozzi, chefe global de vendas da HST, o uso dos novos meios de pagamentos já uma realidade para o brasileiro.
“Além da praticidade, a maior segurança trazida pelos meios mais modernos faze a diferença para o consumidor em uma data que é conhecida pela ocorrência de um grande número de fraudes”, explica.
Tozzi ressalta que, ainda que o PIX tenha sido apontado este ano como meio preferido na hora de comprar, as carteiras digitais devem ganhar cada vez mais espaço nas próximas edições da data.
“Embora os cartões digitais e virtuais – que geram uma versão tokenizada do cartão físico do cliente – já estejam sendo amplamente utilizados no Brasil, o uso de QR codes ainda tem muito a crescer, em especial nas camadas da população que não contam com celulares com a tecnologia de transação por aproximação (NFC). Estamos vendo esta tendência em outros países da América Latina”, afirma.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.