Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Para aquecer economia, Juro pode cair para até 4%

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Taxa de juros a 4%:A fim de movimentar a economia, o Comitê de Política Monetária (Copom) reajustará a taxa de juros a 4% em outubro. Com a economia nada agitada nos últimos meses, os cortes podem chegar a até 5% ao ano.

Após chegar a 5,5% no mês de setembro, a taxa Selic deve continuar caindo até o fim do ano. Contudo, a decisão do Copom pode ser influenciada pela baixa inflação do último ano e a previsão de continuidade dessa conjuntura.

Quais as consequências para o consumidor da taxa de juros a 4%

Sendo a taxa básica da economia, a Selic serve de parâmetro para outras taxas, como juros. A Selic não é a taxa que é cobrada dos consumidores, esta normalmente, é bem mais alta.

Leia mais  Mercado aumenta projeção para crescimento da economia em 2023

Contudo, influencia na poupança, pois com a Selic acima de 8,5%, o rendimento chega a 6,17%, mais taxa referencial. Porém, quando está igual ou menor a este valor, a poupança rende só 70% da Selic, mais TR.

Evolução da Selic a partir de 2016

Desde 2016 o Banco Central iniciou alguns cortes na Selic, fazendo os juros caírem de 14,25%, para 6,5% ao ano. Se mantendo dentro do esperado desde então.

Os juros regulam a inflação, em resumo, sempre que ela aumenta, o BC sobe os juros. E quando a inflação abaixa, os juros caem para diminuir dispêndios do crédito.

Embora a meta para este ano seja manter a inflação em 4,25%, existe uma flexibilidade de 1,5 ponto para mais ou menos. Assim, pode variar entre 2,75% e 5,75%, sendo que em setembro, a inflação acumulada ficou em 2,89%.

Segundo o IBGE, os números condizem com a meta do governo, a expectativa é que a Selic fique entre 4% e 4,75%. A última reunião do Copom acontece nos dias 10 e 11 de dezembro.

Leia mais  Mercados receosos com altas de juros nos EUA e crises na China influenciam semana de pessimismo

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  IBGE: capacidade de armazenagem agrícola subiu no 2º semestre de 2021
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Dólar cai para R$ 5,11 com dados de inflação no Brasil e nos EUA

Agência Brasil

Preço do GNV segue em alta na Região Sudeste em abril

Fernando Américo

Taxas do Tesouro Direto recuam

Rodrigo Mahbub Santana

Meta: números batem estimativas, mas mercado não gostou

Fernando Américo

Teremos déficit esse ano e nos próximos

Fernando Américo

Governo argentino corta tarifas para impulsionar indústria automotiva

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário