Continua após o anúncio
Nesta segunda-feira, dia 28 de março, a BRF (BRFS3) realiza assembleia ordinária (AGO) e o encontro terá como tema a chapa apresentada pela Marfrig (MRFG3). Isto é, acionista da empresa, para eleição do conselho, com algumas mudanças na véspera da realização do evento.
Desse modo, na tarde de domingo (27), a Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, e Marfrig informaram terem concordado com a indicação de Aldo Luiz Mendes. Ou seja, ele é doutor em Economia pela Universidade de São Paulo, ex-Vice Presidente de Finanças do Banco do Brasil e ex-Diretor do Banco Central, para a chapa que irá compor o Conselho de Administração da BRF.
Desse modo, de acordo com o próprio fundo de pensão
“O nome de Mendes é uma indicação da Previ, e atende aos requisitos necessários para integrar o referido Conselho. Após o acordo, a Previ decidiu retirar o pedido de adoção da sistemática do voto múltiplo para a eleição dos membros do Conselho de Administração da BRF, apresentado no último dia 24”
informou o fundo de pensão
Assim sendo, a decisão foi comunicada à BRF em nota conjunta assinada por Previ e Marfrig.
Diante disso, a Marfrig havia apresentado uma chapa com dez membros, sem espaço para representante do Previ. Assim, o fundo de pensão não concordou e solicitou, na semana passada, o voto múltiplo para a eleição do conselho.
Ao contrário da chapa fechada, o voto múltiplo permite que os acionistas votem individualmente em cada candidato ao conselho. Por trás do movimento, de certa forma, estava “a tentativa do fundo de barrar a hegemonia de [Marcos] Molina [que lidera a Marfrig”. Agora, com o acordo, haverá um representante do fundo de pensão.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.