Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Economia Notícias

Mercado de caixas eletrônicos será aberto pelo Banco Central

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O Banco Central do Brasil anunciou hoje que abriu uma consulta pública para regulação do mercado de caixas eletrônicos. Assim, o BC busca estimular a concorrência entre bancos e instituições financeiras. Então será nos serviços oferecidos pelos caixas eletrônicos, como saques e depósitos.

Com isso, o Banco Central passará a deter o poder de proibir que o Banco 24 horas. Por exemplo, cobre valores diferentes para instituições financeiras. Vale lembrar que a Rede 24 horas é controlada pelos maiores bancos do país. Assim, a 24 horas é controlada através da Tecban, que pertence ao Itaú Unibanco, (ITUB4) BB (BBAS3), Bradesco (BBDC4), Santander (SANB11) e Caixa Econômica Federal.

“O objetivo da norma é ampliar a concorrência no serviço de saque e aporte e ampliar o acesso a serviços financeiros”, disse um representante do BC.

“Com a nova regulação, proposta pelo BC, espera-se corrigir essa distorção, nivelar as condições concorrenciais entre agentes e aumentar a competição no sistema financeiro”, afirmou o BC no comunicado.

A consulta publica terá fim no dia 14 de fevereiro de 2020 e basicamente pode beneficiar bancos digitais e fintechs e estabelecer marcos regulatórios e melhores condições no mercado.

Os bancos digitais, como o Inter (BIDI4), por exemplo, não possuem agências físicas. Com isso, os grandes bancos têm usado suas redes físicas como barreira de entrada para impedir ou limitar o acesso de clientes a serviços como saques.

Em conclusão, quando entrar em vigor, a norma poderá trazer novas redes similares à do Banco24Horas ao mercado. No entanto, estas novas redes precisarão solicitar uma licença prévia ao BC.

Informações: Reuters


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Deixe seu comentário