Guia do Investidor
caixa eletronico
Banco Central bancos Caixa Econômica Caixa Econômica Federal Economia Newsletter Notícias

Mercado de caixas eletrônicos será aberto pelo Banco Central

O Central do anunciou hoje que abriu uma consulta pública para regulação do mercado de caixas eletrônicos. Assim, o BC busca estimular a concorrência entre bancos e instituições financeiras. Então será nos serviços oferecidos pelos caixas eletrônicos, como e depósitos.

Com isso, o Banco Central passará a deter o poder de proibir que o Banco 24 horas. Por exemplo, cobre valores diferentes para instituições financeiras. Vale lembrar que a Rede 24 horas é controlada pelos maiores bancos do país. Assim, a 24 horas é controlada através da Tecban, que pertence ao Itaú Unibanco, (ITUB4) BB (BBAS3), (BBDC4), Santander (SANB11) e Caixa Econômica Federal.

“O objetivo da norma é ampliar a concorrência no serviço de saque e aporte e ampliar o acesso a serviços financeiros”, disse um representante do BC.

“Com a nova regulação, proposta pelo BC, espera-se corrigir essa distorção, nivelar as condições concorrenciais entre agentes e aumentar a competição no sistema financeiro”, afirmou o BC no comunicado.

A consulta publica terá fim no dia 14 de fevereiro de 2020 e basicamente pode beneficiar bancos digitais e fintechs e estabelecer marcos regulatórios e melhores condições no mercado.

Leia mais  Senado aprova adesão automática de consumidor ao Cadastro Positivo

Os bancos digitais, como o Inter (BIDI4), por exemplo, não possuem agências físicas. Com isso, os grandes bancos têm usado suas redes físicas como barreira de entrada para impedir ou limitar o acesso de a serviços como saques.

Em conclusão, quando entrar em vigor, a norma poderá trazer novas redes similares à do Banco24Horas ao mercado. No entanto, estas novas redes precisarão solicitar uma licença prévia ao BC.

Informações: Reuters

LULA OU BOLSONARO? Não corra o risco das no Brasil: abra sua conta no exterior e proteja seu patrimônio

Recomendações no seu e-mail

Nossas redes:

Deixe seu comentário