Continua após o anúncio
A preocupação com a liquidez do mercado de criptomoedas vem crescendo entre os investidores, especialmente no que diz respeito ao Bitcoin, que já valorizou 65% neste ano. Segundo estudo da Kaiko, estamos no nível mais baixo dos últimos 10 meses, o que é pior do que nos dias após a quebra da FTX.
Dentre os motivos para essa queda estão a falência da FTX, que era a segunda maior corretora do mundo, e o fechamento de três bancos com forte conexão com criptomoedas, Silvergate, Signature e Silicoin Valley Bank (SVB).
A dependência das stablecoins aumentou com o fechamento dos bancos, porém, a quebra do SVB fez a USD Coin (USDC) perder sua paridade com o dólar, evidenciando a dependência do mercado em bancos.
Outro fator que afetou a liquidez do mercado foi o encerramento da promoção de taxa zero para negociação de Bitcoin na Binance, o que diminuiu a liquidez do mercado e aumentou o spread.
O recente processo da CFTC sobre Changpeng Zhao e sua corretora Binance também preocupa os investidores, pois dependendo das punições, o mercado pode perder ainda mais liquidez.
A falta de liquidez afeta negativamente o mercado, tornando-o mais sensível e volátil, o que pode afastar grandes players e gerar ainda mais instabilidade. Por isso, a métrica divergente à alta do Bitcoin tem preocupado investidores, que temem que essa tendência se mantenha ou piore para outras criptomoedas.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.