Continua após o anúncio
As expectativas dos analistas econômicos, capturadas na Pesquisa Focus, continuam apontando para melhora das expectativas de inflação em 2022 e 2023.
Contudo, a mediana das projeções de IPCA para este ano, de 5,60%, está acima do teto da meta, de 5,0% (centro da meta de 3,5%). Para 2023, a mediana das projeções, de 4,94%, também está acima do teto da meta de inflação, de 4,75% (centro da meta de 3,25%).
Para 2024, o IPCA projetado pelos analistas oscilou de 3,43% para 3,50%, distanciando-se da meta de 3,0% para aquele ano, mas ainda assim, abaixo do teto (4,5%).
Por mais que o foco do Banco Central, nas decisões mais recentes de juros, tenha migrado para o horizonte de 2023 e início de 2024, avaliamos que essa leve piora nas expectativas de IPCA para 2024 não irá alterar as percepções do Comitê de Política Monetária (Copom), que se reúne nesta semana e não deverá alterar a Selic e nem o comunicado da reunião anterior.
A sinalização prospectiva do Banco Central deverá continuar sendo de manutenção da Selic por “período suficientemente prolongado”, diante dos riscos existentes.
Essa visão é reforçada pelo Focus no que tange às expectativas de Selic, que apontam queda para 11,25% em 2023.
No que tange às expectativas de PIB, o Focus oscilou de 2,71% para 2,76% neste ano, e de 0,59% para 0,63% em 2023. A nosso ver, os dados mais recentes de atividade econômica, especialmente no setor de serviços, têm corroborado pela melhora das percepções, para o terceiro e quarto trimestres deste ano, o que deve gerar um carregamento (carry-over) maior para 2023, motivo pelo qual os analistas também têm revisado suas projeções para o crescimento do próximo ano.
Avaliamos que o crescimento brasileiro apresentará desaceleração já a partir desde segundo semestre, respondendo aos efeitos defasados da política monetária e ao cenário global mais adverso. Contudo, também reconhecemos que os dados de curto prazo têm surpreendido.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.