Mudanças

A troca de comando no Mercado Livre (MELI34) foi uma boa? XP Investimentos responde!

Na última quarta-feira (21), a companhia anunciou que sua liderança executiva passará para Ariel Szarfsztejn, atual Vice-Presidente Executivo de Comércio

A troca de comando no Mercado Livre (MELI34) foi uma boa? XP Investimentos responde! A troca de comando no Mercado Livre (MELI34) foi uma boa? XP Investimentos responde! A troca de comando no Mercado Livre (MELI34) foi uma boa? XP Investimentos responde! A troca de comando no Mercado Livre (MELI34) foi uma boa? XP Investimentos responde!
Imagem/Reprodução: Mercado Livre logo
Imagem/Reprodução: Mercado Livre logo

A troca de comando no Mercado Livre (MELI34) surpreendeu o mercado, mas, para a XP Investimentos, a transição de liderança é vista como natural e bem planejada.

Apesar de prever uma possível reação negativa nas ações no curto prazo, a casa afirma que a mudança “não deve ser disruptiva para os negócios”, já que Marcos Galperin, fundador e principal nome da companhia por 26 anos, continuará próximo da operação como Presidente Executivo do Conselho.

Por isso, a XP manteve sua recomendação de compra para as ações MELI34.

A mudança no Mercado Livre

Na última quarta-feira (21), o Mercado Livre anunciou que sua liderança executiva passará para Ariel Szarfsztejn, atual Vice-Presidente Executivo de Comércio.

Em carta aos funcionários, Galperin explicou que a decisão foi motivada pela intenção de garantir uma sucessão bem-sucedida, em contraste com o histórico conturbado de trocas em outras big techs.

Aos 53 anos, o executivo ainda tem energia para conduzir essa transição de perto, mantendo-se como uma figura central da empresa.

Quem é Ariel Szarfsztejn?

O novo CEO não é um nome qualquer dentro da companhia. Ariel ingressou no Mercado Livre em 2017 e teve passagens por áreas estratégicas como Estratégia Corporativa, Logística (Mercado Envios) e, desde 2022, é o responsável pela área de Comércio — o coração do negócio.

Embora sua experiência com o Mercado Pago seja mais limitada, seu conhecimento da operação e da cultura interna da empresa são considerados trunfos importantes para a continuidade.

José Chacon
José Chacon

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com passagem pela SpaceMoney. É redator no Guia do Investidor e cobre empresas, economia, investimentos e política.

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com passagem pela SpaceMoney. É redator no Guia do Investidor e cobre empresas, economia, investimentos e política.