
- Embraer (EMBJ3) avalia produzir jatos E175 na Índia a partir de 2028
- Projeto depende de encomendas mínimas de 200 aeronaves
- Empresa vê potencial de até 1.800 rotas regionais no mercado indiano
A Embraer (EMBJ3) estuda produzir jatos regionais E175-E1 na Índia a partir de 2028. No entanto, a empresa só pretende iniciar o projeto se conseguir encomendas de pelo menos 200 aeronaves.
Segundo o CEO Francisco Gomes Neto, a companhia não pretende iniciar investimentos relevantes sem pedidos garantidos. Caso as encomendas sejam confirmadas até o fim de 2026, a fabricante poderá iniciar entregas em 2028.
Índia entra no radar da Embraer
No início do ano, a Embraer (EMBJ3) assinou um memorando de entendimento com o grupo Adani para estudar uma linha de montagem no país asiático.
Além disso, o governo indiano vem incentivando fabricantes globais a produzirem aeronaves localmente. Esse movimento abriu espaço para novas parcerias industriais no setor.
Segundo a companhia, o mercado indiano oferece grande potencial. A empresa identificou cerca de 1.800 rotas regionais que poderiam operar com o E175-E1, aeronave com capacidade para até 88 passageiros.
Produção pode impulsionar crescimento
A nova fábrica também poderia aumentar o ritmo de produção global da empresa. Ao mesmo tempo, a estrutura ajudaria a sustentar a linha híbrida de produção da Embraer no Brasil.
Com isso, a companhia espera acelerar as entregas de aeronaves comerciais. Nesse sentido, a empresa agora avalia que pode alcançar 100 entregas em um único ano já em 2027, um ano antes do planejado.
Além da aviação comercial, a Embraer (EMBJ3) também busca oportunidades na Índia para o cargueiro militar C-390, considerado um mercado estratégico para a divisão de defesa.