Nesta sexta-feira (6), o Ibovespa (IBOV), principal índice da Bolsa de Valores Brasileira, abriu o pregão com alta de 0,26%, aos 136.488,16 pontos, impulsionado pela alta do minério na China e o tão esperado relatório de empregos dos EUA (Payroll).
O mercado ainda segue afetado pelas incertezas políticas sobre a taxação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) no Brasil.
Payroll dos EUA: a peça-chave para os juros do Fed
O dado mais aguardado do dia — o Payroll de maio — mostrou que os Estados Unidos criaram 139 mil novos empregos fora do setor agrícola — um número menor que os 147 mil de abril, mas que, ainda assim, superou as projeções dos analistas.
Economistas consultados pela Reuters esperavam a abertura de cerca de 130 mil vagas em maio, com previsões que iam de um tímido 75 mil a um surpreendente 190 mil empregos.
Esse dado deve calibrar o apetite do mercado por risco. Isso porque, esse dado “meio termo” reduz as chances de cortes abruptos de juros pelo Federal Reserve (Fed), mantendo o dólar relativamente estável ou levemente valorizado, dependendo de outros indicadores (como inflação e salários).
Minério em alta anima setor de commodities no Ibovespa
O minério de ferro deu sinais positivos: alta de 0,86% na bolsa chinesa de Dalian.
Esse movimento tende a favorecer ações de gigantes como Vale (VALE3), que têm forte peso no Ibovespa e podem impulsionar o índice ao longo do pregão.
IOF em debate: mercado atento a Brasília
Outro ponto de atenção é a possível mudança na alíquota do IOF. O governo estuda alternativas para evitar o aumento do imposto e deve apresentar sugestões a líderes do Congresso no domingo.
O impasse político ganhou mais um capítulo com a fala do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, indicando que ainda não há data confirmada para a reunião com o Executivo. A falta de clareza gera desconforto no mercado, especialmente entre investidores estrangeiros.
Dados e eventos que impactam o Ibovespa
- 11h: Discurso de Michelle Bowman, vice-presidente do Fed
- 16h: Dados de crédito ao consumidor nos EUA
- 10h30 (Brasil): Ministro Fernando Haddad participa de evento
- 10h: Presidente em exercício, Geraldo Alckmin, inaugura unidade do Grupo Moura
- 16h30: Secretário da Fazenda, Dario Durigan, fala sobre política econômica no Fórum Esfera