Investimentos

Petrobras (PETR4) fala sobre Mataripe e reacende debate sobre recompra

Após fala de Lula, estatal diz que avalia oportunidades, mas sem decisão concreta.

mataripe
mataripe
  • Petrobras (PETR4) diz que avalia recompra da refinaria de Mataripe.
  • Tema já fazia parte de estudos anteriores com Mubadala.
  • Empresa afirma que não há decisão nem fato novo relevante.

A Petrobras (PETR3; PETR4) afirmou que analisa continuamente oportunidades de investimento, incluindo a possível recompra da refinaria de Mataripe, na Bahia.

Além disso, a declaração veio após o presidente Lula indicar publicamente que a estatal poderia retomar o ativo vendido no passado.

Avaliação já estava no radar

A companhia destacou que o tema não é novo e já fazia parte de estudos anteriores envolvendo o fundo Mubadala, atual controlador da refinaria.

Essas análises incluem possíveis parcerias no segmento de refino (downstream) e projetos de biorrefino.

Assim, a Petrobras reforça que não há decisão tomada neste momento.

Mercado acompanha possível movimento

A eventual recompra de Mataripe reacende discussões sobre a estratégia da empresa no refino.

Além disso, o movimento pode indicar mudança de posicionamento após a venda de ativos nos últimos anos.

Dessa forma, investidores monitoram possíveis impactos na alocação de capital da companhia.

Sem fato novo relevante

A estatal ressaltou que não há informações adicionais relevantes além das já divulgadas anteriormente.

Com isso, a empresa busca conter especulações e manter transparência com o mercado.

Assim, qualquer avanço dependerá de novas decisões estratégicas e condições de mercado.

Luiz Fernando

Graduado pela UFOP; Atua como redator realizando a cobertura sobre política, economia, empresas e investimentos.

Graduado pela UFOP; Atua como redator realizando a cobertura sobre política, economia, empresas e investimentos.