As ações da Petrobras (PETR3 e PETR4) ampliaram suas perdas nesta quarta-feira (4), figurando entre as maiores quedas do Ibovespa (IBOV). Por volta das 15h50, as ações ordinárias da companhia (PETR3) apresentavam uma desvalorização de 1,15%, negociadas a R$ 42,29. Já os papéis preferenciais (PETR4) caíam 0,89%, a R$ 39,15.
O movimento de queda reflete a pressão sobre os papéis da estatal, ligada à possível saída de Pietro Mendes, presidente do Conselho de Administração da empresa. Segundo informações da coluna de Malu Gaspar, publicada em O Globo, o executivo deverá ser indicado pelo Palácio do Planalto à diretoria da Agência Nacional de Petróleo (ANP).
O governo já tem o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para indicar Bruno Moretti, atual conselheiro da Petrobras e secretário de Análise Governamental do Ministério da Casa Civil, como substituto de Mendes. A mudança, ainda sem confirmação oficial da Petrobras, acirra a tensão no mercado, afetando negativamente a confiança dos investidores na companhia.
Até o fechamento da matéria, a Petrobras não havia se manifestado sobre a possível troca na sua liderança.