Ações

Tenda (TEND3) antecipa liquidação de contratos e recompra ações para evitar diluição acionária

Operações resultaram em um ingresso bruto estimado de aproximadamente R$ 43 milhões em caixa

Tenda (TEND3) antecipa liquidação de contratos e recompra ações para evitar diluição acionária Tenda (TEND3) antecipa liquidação de contratos e recompra ações para evitar diluição acionária Tenda (TEND3) antecipa liquidação de contratos e recompra ações para evitar diluição acionária Tenda (TEND3) antecipa liquidação de contratos e recompra ações para evitar diluição acionária
TENDA GDI 2
TENDA GDI 2

A Construtora Tenda (TEND3) comunicou nesta terça-feira (10), que realizou a liquidação integral antecipada dos contratos de derivativos referenciados em 4,5 milhões de ações próprias firmados com o Itaú (ITUB4), datados de 2 de outubro de 2024. Além disso, foi realizada a liquidação parcial antecipada de contratos envolvendo 100 mil ações firmados com o Bradesco (BBDC4) em 16 de dezembro de 2024.

Essas operações resultaram em um ingresso bruto estimado de aproximadamente R$ 43 milhões em caixa, fortalecendo a posição de liquidez da companhia.

A Tenda destacou que a estratégia de liquidação antecipada foi bem-sucedida, ao mitigar o risco de diluição da participação acionária dos seus acionistas – uma possibilidade decorrente do exercício de programas de stock options – e ao capturar ganhos com a valorização das ações no período.

O conselho de administração da companhia também aprovou a recompra, por meio de operação privada a preços de mercado, de até 4,6 milhões de ações ordinárias da própria emissão.

O objetivo é atender ao Programa de Incentivo de Longo Prazo com Ações, aprovado em Assembleia-Geral Extraordinária realizada em 11 de agosto de 2014. A liquidação da operação está prevista para ocorrer até o dia 23 de junho de 2025.

Operação altera estrutura?

Nesse sentido, a companhia reforçou que a recompra não resultará em alterações na estrutura de controle ou na administração da empresa, e que sua atual situação financeira e de geração de caixa garante que a operação será realizada sem comprometer suas obrigações ou o pagamento de dividendos obrigatórios.

Após a liquidação das operações mencionadas, a Tenda mantém ainda contratos de derivativos em vigor, referenciados em 7.642.100 ações de sua própria emissão, firmados com os bancos Santander Brasil e Bradesco.

Atualmente, estão em circulação 123.094.246 ações ordinárias da companhia.

José Chacon
José Chacon

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com passagem pela SpaceMoney. É redator no Guia do Investidor e cobre empresas, economia, investimentos e política.

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com passagem pela SpaceMoney. É redator no Guia do Investidor e cobre empresas, economia, investimentos e política.