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Track&Field (TFCO4) atropelou Grupo SBF (SBFG3) no 1T25? Veja quem teve o melhor balanço

Track&Field entrega crescimento recorde em receita, margem e lucro no 1T25, enquanto Grupo SBF enfrenta desafios com a Fisia e vê suas margens pressionadas

Track&Field (TFCO4) atropelou Grupo SBF (SBFG3) no 1T25? Veja quem teve o melhor balanço Track&Field (TFCO4) atropelou Grupo SBF (SBFG3) no 1T25? Veja quem teve o melhor balanço Track&Field (TFCO4) atropelou Grupo SBF (SBFG3) no 1T25? Veja quem teve o melhor balanço Track&Field (TFCO4) atropelou Grupo SBF (SBFG3) no 1T25? Veja quem teve o melhor balanço
TrackField2
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O primeiro trimestre de 2025 (1T25) revelou um verdadeiro sprint entre os gigantes do varejo esportivo nacional — e a Track&Field (TFCO4) cruzou a linha de chegada bem à frente da Centauro, do Grupo SBF (SBFG3).

Com números que superaram todas as projeções do mercado, a marca de artigos premium registrou o melhor 1º trimestre da sua história, enquanto sua principal concorrente apresentou uma performance mais comedida, marcada por desafios operacionais e margens pressionadas.

Confira a seguir o detalhe de cada balanço:

Track&Field acelera e quebra recordes

A Track&Field registrou um lucro líquido ajustado de R$ 39 milhões, crescimento de 37,6% em relação ao 1T24, superando com folga os R$ 34,8 milhões de lucro contábil reportado.

O EBITDA (lucro antes juros, impostos e amortizações) ajustado saltou 47,9%, alcançando R$ 54,7 milhões e superando em 15% as estimativas do sellside, com margem EBITDA de 25,7% – um avanço expressivo de 2,9 pontos percentuais.

A receita líquida também veio forte: R$ 212,8 milhões, um crescimento de 31,2% na comparação anual.

O grande destaque, no entanto, foi o desempenho das mesmas lojas: o same-store sales (SSS) da Track&Field subiu impressionantes 25%, praticamente o dobro dos 13,2% da Centauro.

O sell out – que inclui todas as vendas, físicas e digitais – cresceu 33,7%, somando R$ 380,6 milhões.

Inovação, reforma e expansão

A estratégia de reformar lojas tem rendido frutos: unidades modernizadas cresceram 48% em vendas.

Com 40 reformas em 2024 e mais da metade da rede ainda para atualizar até 2027, a empresa já enxerga um “crescimento contratado” para os próximos anos.

Além disso, foram inauguradas 4 franquias no trimestre, totalizando 402 lojas (53 próprias).

Para 2025, estão previstas mais 40 inaugurações, majoritariamente franquias.

Outro pilar de destaque foi o avanço da TFSports, o ecossistema digital de bem-estar da marca, que cresceu 57% em usuários inscritos, com 12,5% mais eventos. A plataforma já soma 955 mil usuários ativos e 8,3 mil treinadores.

Mesmo impactando negativamente o EBITDA em R$ 4,6 milhões, o investimento caiu para 2% da receita líquida, ante 3,5% anteriormente.

Grupo SBF: crescimento modesto e margens pressionadas

Do outro lado da pista, o Grupo SBF, controlador da Centauro e da Fisia (distribuidora da Nike no Brasil), teve um trimestre de resultados mistos.

A receita líquida consolidada subiu apenas 4% anual, puxada pela Centauro (+11%), que compensou a queda da Fisia (-6%).

O SSS da Centauro cresceu 11%, mostrando melhora operacional, e as vendas online saltaram 25%, mas a Fisia seguiu pressionada no atacado (-19% a/a), com SSS negativo em -1%.

A margem bruta consolidada subiu 0,9 p.p., enquanto a margem EBITDA ajustada caiu 1,4 p.p., refletindo maiores despesas com marketing, logística e menor alavancagem operacional.

O lucro líquido foi de R$ 74 milhões, mas beneficiado por efeitos financeiros e tributários não recorrentes.

Já o fluxo de caixa livre foi negativo em R$ 24 milhões, embora melhor do que o registrado um ano antes.

Quem foi melhor no 1T25?

Em uma análise direta, a Track&Field entregou crescimento superior em praticamente todos os indicadores-chave: receita, margem, lucro, eficiência operacional e digitalização.

A empresa não apenas superou a Centauro em performance, como também entregou acima das expectativas do mercado, consolidando-se como um case de execução estratégica bem-sucedida.

IndicadorTrack&FieldCentauro (Grupo SBF)
Receita líquida+31,2%+11% (Centauro)
SSS+25%+13,2% (Centauro)
EBITDA ajustado+47,9%Margem EBITDA -1,4 p.p.
Lucro líquido ajustadoR$ 39 milhões (+37,6%)R$ 74 milhões (+11%)
Fluxo de caixa livreR$ +50 milhõesR$ -24 milhões
Crescimento digital (eventos/usuários)+57% inscritos / +12,5% eventos+25% em vendas online
José Chacon
José Chacon

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com passagem pela SpaceMoney. É redator no Guia do Investidor e cobre empresas, economia, investimentos e política.

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com passagem pela SpaceMoney. É redator no Guia do Investidor e cobre empresas, economia, investimentos e política.