Continua após o anúncio
Na manhã desta terça-feira, cerca de 2 mil trabalhadores metalúrgicos da Embraer fizeram uma paralisação de uma hora e aprovaram um aviso de greve na fábrica da empresa em São José dos Campos (SP).
A reivindicação é por reajuste salarial acima da inflação e benefícios, bem como proibição de terceirização da produção, disse o sindicato da categoria na região.
A Embraer, por sua vez afirmou que propôs reajuste da inflação para trabalhadores que recebem até 10 mil reais e que funcionários de outra unidade aceitaram os termos integralmente.
Como mencionado, a paralisação contou com participação de cerca de 2 mil trabalhadores, afirmou Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, em comunicado.
A fabricante de aeronaves afirmou em nota que concedeu o reajuste salarial de 8,83% aos funcionários que recebem até 10 mil reais e um fixo de 883 reais a quem recebe acima desse valor. Além disso, a empresa ainda cita outras propostas, como vale-alimentação de 300 reais para quem recebe até 7 mil reais, e disse que essas medidas foram aprovadas na íntegra no mês passado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Botucatu (SP).
A Fiesp diz que “acompanha as negociações em reunião com trabalhadores, buscando um entendimento que atenda a todos.”
A Embraer
A Embraer está sediada no Brasil, mas conta com operação a nível global e mantém outras unidades nas Américas, África, Ásia e Europa.
A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas. Além disso, também atua no pós-venda, através de serviços e suporte ao cliente.
Ela é uma das principais exportadoras de bens de alto valor no Brasil. Além disso, é líder na produção e venda de jatos comerciais de até 150 assentos.
Recentemente, a empresa assinou um acordo para a venda de até 200 “carros voadores” para a Blade India. Trata-se dos eVTOLs, veículos executivos de transporte de pouso e de decolagem vertical que prometem revolucionar a mobilidade urbana global.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.