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Neste Dia dos Pais, o brasileiro pretende desembolsar, em média, até R$ 181 (R$ 176 em 2023) em presente, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha a pedido da Abecs, associação que representa o setor de meios eletrônicos de pagamento. Neste ano, 4 em cada 10 entrevistados têm a intenção de comprar presente, patamar similar a 2023.
Segundo o estudo, em comparação ao ano passado, 3 em cada 10 entrevistados acreditam que os gastos serão maiores em 2024, enquanto 27% apontam que serão menores e 40% que vão gastar o mesmo valor. Há uma tendência dos mais jovens (18 a 24 anos) apontarem que irão gastar mais do que em 2023.
A partir dos dados da pesquisa, a Abecs estima que a data neste ano deve movimentar um volume em torno de R$ 7,8 bilhões. Em relação ao ano passado, o valor de 2024 apresenta um aumento de 1,7% no total projetado.
Ainda sobre o valor do presente, a pesquisa da Abecs mostra que o gasto médio deve ser maior entre os consumidores do Centro-Oeste (R$ 226) e menor na região Nordeste (R$ 154). No Sudeste, o gasto médio estimado é de R$ 195, no Norte de R$ 187 e na região Sul, de R$ 171. Além disso, na média, os homens pretendem desembolsar mais do que as mulheres, com tíquetes médios de R$ 219 e R$ 142, respectivamente.
Loja física é preferência
O levantamento também analisou o local onde o consumidor pretende comprar o presente de Dia dos Pais. Pouco mais de dois terços (68%) dos entrevistados pretendem comprar em loja física. A preferência por transações presenciais é maior na região metropolitana (69%) e entre as mulheres (73%). Já o canal online possui uma procura maior entre os homens (33%) e jovens de 25 a 34 anos (35%).
Cartões em alta
Assim como em 2023, o cartão é o meio de pagamento preferido entre os consumidores (37%), seguido pelo dinheiro (31%) e Pix (30%). Cartão de loja, boleto bancário e não soube responder aparecem com 1% cada.
O cartão é o meio de pagamento escolhido também em todas as regiões, com destaque para o Sudeste e Centro-Oeste (42%). Entre os perfis analisados, os cartões também são mais citados entre as mulheres (38%), pessoas de 45 a 59 anos (41%) e de 35 a 44 anos (38%), além das faixas sociais A/B (52%) e C (36%).
Daqueles que mencionam o uso do cartão de crédito como meio de pagamento, 61% têm a intenção de parcelar a compra – na região Norte, a preferência pelo parcelamento atinge a marca de 100%, seguida pelo Nordeste (68%) e Sul (65%).
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