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A revolução digital na indústria: benefícios para empresas e consumidores

application programming interface hologram
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Conhecida como Terceira Revolução Industrial, ela impacta diversos setores sociais nos quais a tecnologia está presente.

Em aulas de História ou Geopolítica, alunos aprendem sobre a importância das revoluções industriais na formação da sociedade contemporânea. Hoje, ao acessar um site com cupons para economizar em compras online ou baixar um aplicativo de uma marca específica, poucas pessoas têm ideia de que isso faz parte da revolução digital ou da Terceira Revolução Industrial.

De fato, o mundo passou por transformações nunca antes imaginadas desde o século XX, e o intervalo entre a chegada de novas mudanças e o impacto na vida das pessoas é cada vez menor. Com suas vidas do mundo físico conectadas em tempo real com a internet, empresas e consumidores passam a se relacionar de novas formas, e muitas delas positivas.

Contextualizando a revolução digital

Podemos considerar o marco inicial da revolução digital entre as décadas de 1950 e 1970, quando dispositivos como computadores passaram a fazer parte do cotidiano das pessoas. De lá para cá, a tecnologia alcançou avanços consideráveis, e a internet é o elemento que mais causou impacto, não apenas na indústria, como no mundo por completo. 

Se as revoluções industriais dos séculos anteriores moldaram os modelos de trabalho e os códigos sociais, com a revolução digital não seria diferente. Muitos empregos deixaram de existir, outros surgiram, e os sistemas e aparelhos digitais se tornaram parte da vida, pautando comunicação, economia, política e, claro, as lógicas de consumo.

Aspectos da revolução digital em empresas

É válido mencionarmos que a revolução digital ainda está em andamento e que a adaptação por parte das empresas e da própria sociedade não caminha no mesmo ritmo. Uma coisa é falarmos do crescimento do uso de ferramentas digitais e processos automatizados, outra é falarmos da maturidade das empresas para implementar essas mudanças, de forma assertiva.

Automação de processos

O contexto mundial vivido durante a pandemia obrigou as empresas que ignoravam a transformação digital a se adequarem do dia para a noite. As mudanças globais em relação a tecnologias que eram esperadas para os próximos 10 ou 15 anos foram antecipadas para 5. 

Sistemas integrados como ERP permitem que empresas de diferentes tamanhos tenham um monitoramento em tempo real de seus processos. Dessa forma, gestores encontram gargalos de produtividade, alocam recursos e principalmente otimizam gastos em função das áreas automatizadas.

Expansão de mercado

Até a primeira década dos anos 2000, ”entrar na internet” era necessário para ter acesso ao universo de conteúdos ali. Eliminando quase por completo as fronteiras na comunicação entre os quatro cantos do mundo, a internet hoje faz parte da vida das pessoas, que a usam para trabalhar, se comunicar e comprar. 

Uma marca local na Índia consegue comercializar produtos para um cliente brasileiro através de uma loja online. Da mesma forma que uma escola de cursos profissionalizantes pode alcançar alunos de cidades remotas, dispensando a necessidade de uma unidade física.

Segmentação de público

A publicidade veiculada anteriormente em canais de televisão, programas de rádio ou mídias offline, como outdoors, sempre visava o alcance do maior número de pessoas. A partir da revolução digital, empresas visam segmentar sua comunicação de forma estratégica, falando diretamente com consumidores compatíveis com a marca.

Impacto da revolução digital para consumidores

Se as empresas usufruem de benefícios no contexto digital, o mesmo ocorre com os consumidores. Boa parte das demandas de mercado eram criadas pela indústria, ou seja, o consumidor tinha uma atuação mais passiva em relação às suas decisões de compra. Com a revolução digital, esse papel se inverte, já que a relação deixa de ser de via única.

Personalização de experiências de compra e produtos

Hoje, qualquer pessoa pode realizar uma busca na internet por um determinado produto e encontrar opções de inúmeras marcas, preços, tamanhos e versões, escolhendo a que mais se adequa à sua necessidade. Com isso, as marcas buscam oferecer uma experiência cada vez mais personalizada para cada consumidor, o que encurta a jornada.

Acesso a produtos em escala global 

Os consumidores que antes ficavam restritos a usar produtos e marcas locais, hoje podem optar por mercadorias de qualquer lugar do mundo. Um cosmético que não é vendido por uma marca específica no Brasil pode ser comprado pelo aplicativo de uma empresa importadora, com tempo de entrega reduzido e até mesmo isenção de taxas.

Democratização de mercado

Empresas de pequeno e médio porte conseguem disputar presença digital com líderes de mercado. Nesse sentido, os consumidores passam a ter uma maior variedade de produtos à sua disposição, adquirindo itens atrelados a uma tendência ou necessidade, conforme seu orçamento, gosto pessoal e conexão com a marca.