Em meio à expansão do mercado livre de energia, algumas companhias brasileiras apoiaram a criação de uma nova empresa. São elas, a AES Brasil (AESB3), ArcelorMittal (ARMT34) e a Eneva (ENEV3).
Ou seja, que oferecem para integrantes desse segmento um ambiente 100% digital para negociação de energia elétrica, de certificado de energia limpa e produtos financeiros.
Assim sendo, chamada de Brasil Energy Exchange (Beenx), a nova companhia entrou em operação como a primeira empresa de energia a oferecer todos esses negócios em um só ecossistema. Ou seja, no conceito conhecido como “one stop shop”, pontuou a empresa em nota nesta quarta-feira.
Com sede em São Paulo, a Beenx é resultado de investimento das empresas AES Brasil, ArcelorMittal, Eneva e da companhia de inteligência energética Fohat Corporation.
Dessa forma, o investimento inicial para a fundação da Beenx foi de 10,5 milhões de reais, envolvendo projetos de pesquisa e desenvolvimento da reguladora Aneel e aportes de fundos de investimentos.
A companhia é também a primeira infraestrutura de mercado de energia em Blockchain na América Latina, que oferece integração de ponta a ponta por meio de um modelo que agrega gestão de “backoffice”, de riscos e outros serviços inéditos à operação de trading.