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Alimentos e remédios diminuem perdas no varejo

As vendas de supermercados e artigos farmacêuticos limitaram as perdas do varejo brasileiro em março, diante dos danos provocados pelas medidas de combate ao coronavírus.

imagem padrao gdi
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Diante dos danos provocados pelas medidas de combate ao coronavírus, as vendas de supermercados e artigos farmacêuticos limitaram as perdas do varejo brasileiro em março,

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A quarentena imposta pelo governos que obrigou o fechamento de lojas e comércio resultou em queda de 2,5% nas vendas varejistas em março na comparação com o mês anterior.

Vale destacar que com os decretos presidenciais, os setores considerados essenciais durante o período de isolamento social evitaram uma queda maior como a expectativa de recuo de 7,7% em pesquisa da Reuters.

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, as vendas recuaram 1,2%, primeira queda após 11 meses consecutivos de resultados positivos, ante expectativa de recuo de 6% nessa base de comparação.

Seis outras atividades analisadas pela Reuters, que não foram contempladas com os decretos presidenciais, o fechamento de lojas físicas levou a perdas acentuadas. E as incertezas em torno dos impactos da pandemia sobre a economia e o mercado de trabalho, com demissões e reduções de salários, ajudam a diminuir o consumo.

“Março foi bastante impactado pela estratégia de isolamento social adotada em alguns dos principais e mais populosos Estados do país a partir da segunda quinzena do mês”, disse o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.

Segundo ele, do total de 36,7 mil empresas consultadas, 14,5% registraram o impacto da Covid-19 como principal causa de variação das suas receitas.

As vendas de Tecidos, vestuário e calçados caíram 42,2%, as de Livros, jornais, revistas e papelaria despencaram 36,1%, e as de Outros artigos de uso pessoal e doméstico caíram 27,4%.

Também apresentaram perdas Móveis e eletrodomésticos (-25,9%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-14,2%), Combustíveis e lubrificantes (-12,5%).

Por outro lado, as vendas de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo dispararam 14,6%, enquanto as de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos subiram 1,3% em março frente a fevereiro.

O setor de hiper e supermercados, de acordo com o IBGE, tem uma participação expressiva no comércio, que cresceu ainda mais em março.

“No mês passado estava abaixo de 50%, em março saltou para 55% no peso no varejo e isso faz com que o índice tenha sido segurado por essa atividade”, explicou Santos.

No varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, houve recuo de 13,7% no volume de vendas em março, queda mais intensa desde o início da série 2003.

As vendas de Veículos e motos, partes e peças recuaram 36,4%, enquanto as de Material de Construção caíram 17,1%.