- Novos passos e desenvolvimentos sobre uma possível fusão entre Azul e Gol ganham destaque no mercado
- Segundo informações do jornal Valor Econômico nesta sexta-feira (5), a Azul planeja apresentar uma proposta de fusão à Gol nos próximos três meses
- Atualmente, a Azul está em negociações com o Grupo Abra
Novos desenvolvimentos sobre uma possível fusão entre Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) ganham destaque entre os investidores. Segundo informações do jornal Valor Econômico nesta sexta-feira (5), a Azul planeja apresentar uma proposta de fusão à Gol nos próximos três meses. Isto, no tribunal de falências de Nova York.
Atualmente, a Azul está em negociações com o Grupo Abra. Este, acionista controlador da Gol e da Avianca. O processo de recuperação judicial (Chapter 11) da Gol tem impactado o valor das ações da empresa, enquanto o valor de mercado da Azul é seis vezes maior que o da Gol. No entanto, a Azul enfrenta desafios financeiros significativos, incluindo negociações com credores em um cenário de desvalorização do real e custos elevados.
Fontes indicam que as conversas entre os acionistas da Azul e da Abra estão avançando, mas questões como a estrutura de governança e a troca de ações ainda estão sendo discutidas intensamente.
Além disso, segundo o Bradesco BBI, as ações não estão sendo consideradas justamente avaliadas por algumas fontes. O banco avalia positivamente a notícia, indicando que uma fusão entre Azul e Gol poderia resultar em sinergias. Ainda, a pós-fusão de R$ 10 por ação da Azul (AZUL4).
Azul encerrou o pregão de quinta-feira (20) em queda
A Azul foi a principal baixa no pregão de ontem, com queda de 3,79% e cotada a R$ 8,13.
Na quinta-feira (20), as ações da Azul operaram em queda de 3,79% e cotada a R$ 8,13. A companhia fechou o terceiro pregão seguido na ponta negativa do Ibovespa. Diante desse cenário, o papel foi negociado a R$ 7,81, o menor valor da história da companhia aérea na Bolsa.
De acordo com informações, por trás da queda está a alta do dólar, dos juros e do petróleo. Somente em 2024, a empresa já acumula desvalorização de 51%. Além disso, a divisa americana está no valor de R$ 5,44.
Gol e Azul fazem acordo para conectar suas malhas aéreas
As companhias aéreas Azul e GOL anunciaram um acordo de cooperação comercial que vai conectar as suas malhas aéreas no Brasil por meio de um “codeshare” no final de junho, com isso, um passageiro poderá comprar uma passagem em uma empresa e voar no avião da outra companhia.
“Esse acordo vai trazer enormes benefícios para os nossos clientes. Ambas as companhias têm uma história de desenvolvimento da aviação no Brasil, focadas na excelência no atendimento ao cliente. Com a malha altamente conectada da Azul servindo a maioria das cidades no Brasil e a forte presença da GOL nos principais mercados brasileiros, nossas ofertas complementares vão oferecer aos clientes a mais ampla gama de opções de viagem”, disse Abhi Shah, presidente da Azul.
De acordo com informações, o acordo também envolve os programas de fidelidade, permitindo que membros do Azul Fidelidade e do Smiles acumulem pontos ou milhas no programa de sua escolha ao comprar os trechos inclusos no codeshare.
“A Gol e a Azul sempre estiveram comprometidas em expandir o mercado de aviação brasileiro. Este acordo de codeshare vai proporcionar aos clientes acesso a ainda mais opções para viajar pelo nosso país. A Gol já oferece mais de 60 acordos comerciais diferentes com muitas companhias aéreas parceiras globais e estamos ansiosos para expandir esse benefício dentro do Brasil também”, disse Celso Ferrer, CEO da Gol.
O que é codeshare?
Codeshare (compartilhamento de código) é o nome dado ao acordo comercial realizado entre companhias aéreas para expandir a oferta de voos. Consumidores compram passagem de uma determinada companhia aérea, escolhe dia, horário e assento, mas na hora de embarcar o avião é de outra empresa.