Notícias

Ações da BB Seguridade (BBSE3): vale a pena investir?

Confira uma análise completa sobre o BB Seguridade (BBSE3), companhia que está inserida em um dos setores mais rentáveis do mercado.

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

Você sabia que a BB Seguridade (BBSE3) tem um dos maiores Dividend Yield da B3 (B3SA3), e que está inserido em um dos setores mais rentáveis do mercado?

Conheça um pouco mais sobre esse modelo de negócios e seus resultados.

Sobre a companhia

É uma Holding controlada, maioritariamente pelo Banco do Brasil. Entretanto, mesmo sendo uma estatal, boa parte da companhia está ligada à empresas privadas.

A seguradora, que promoveu sua IPO em 2013, teve uma das maiores captações da bolsa, atingindo R$ 11,5 bi.

E desde de então, performa entre as Instituições Financeiras mais renomadas e com melhor desempenho do país. 

Boa parte de seu bom desempenho no quesito prospecção de clientes, vem do seu modelo Bancassurance. Ou seja, a companhia utiliza o acesso ao banco de dados da carteira de clientes do Banco do Brasil (BBAS3) para promover contratos mais assertivos.

Os serviços que são oferecidos pela seguradora são: 

  • Produtos de seguro
  • Previdência aberta 
  • Títulos de capitalização
  • Planos de assistência odontológicas 

Enquanto possui amplo escopo de serviços ofertados, segue inserida em um segmento voltado à seguridade – que é altamente lucrativo, o que impulsiona a lucratividade da empresa.

Setor de atuação

O Brasil ocupa, atualmente, o 16º lugar no ranking mundial em relevância e atuação. E é neste contexto em que o BB Seguridade se encontra.

Inclusive, um dado indicado pela Confederação Nacional das Seguradoras indica que a receita anual dos prêmios nesse setor representa algo em torno de 6,7% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Dentro do setor, o BB Seguridade figura em primeiro lugar no quesito Market Cap, com R$48,5 bilhões. Ou seja, muito afrente em relação aos seus pares, que são:

  • Sul América (SULA3) – 18,5 bi de reais
  • Porto Seguro (PSSA3) – 15,5 bi de reais
  • Cia Seguros Aliança da Bahia (CSAB3) – 331,2 mi de reais

No entanto, quando se trata de participação de mercado, o BB Seguridade estava em 6º lugar no ano de 2019. 

Resultados recentes | históricos

No dia 03 de agosto foi anunciado o resultado operacional das atividades da BB Seguridade referentes ao terceiro trimestre de 2020.

A empresa, mesmo que não tenha apresentado prejuízo, teve uma grande queda em sua receita no 2T20. Certamente pelos impactos advindos da pandemia.

lucro real aqui
Créditos: RI BB Seguridade

Além disso, apesar de não apresentar dívidas, possui passivos com os quais precisa arcar. Entretanto, no curto prazo, seu caixa é o bastante para pagar as contas mesmo que não gere receita. Ou seja, a companhia detém uma boa liquidez corrente.

Historicamente, seu desempenho é ótimo. Veja porque:

Em primeiro lugar, seu ROE – retorno sobre patrimônio, aumentou ano a ano. E atingiu 126%, proporcionando uma excelente taxa de retorno sobre o patrimônio para o investidor.

Em segunda análise temos o Lucro, que também aumentou ao longo dos anos. Com crescimento composto performou bem, atingindo 9%.

A seguradora ainda dispõe de um Tag along de 100%, o que se mostra excelente para uma estatal. 

Afinal, quando se trata das instituições relacionadas ao Governo, o contexto político pode ser capaz de evadir seus acionistas pelo medo do risco.

Em suma, sua Governança corporativa é adequada e suas estratégias têm surtido efeitos positivos. 

Por fim, sua ações valorizaram ao longo dos últimos dez anos, entretanto, sempre em movimento de zigue-zague. Acima de tudo, esta continua sendo uma estatal, e sua demanda varia conforme anúncios governamentais.

Vale a pena investir?

O panorama geral da seguradora sugere que sua cotação ainda pode evoluir, dado o momento de progressiva recuperação do setor.

Além disso, a companhia oferece um dos maiores Dividend Yield do mercado, ultrapassando as barreiras do próprio setor. 

Certamente ser uma boa pagadora de dividendos é um fator relevante, que a coloca entre os papéis seguidamente recomendados nas carteiras de investimentos de renomadas instituições.

Cabe relembrar que este artigo é apenas para fins de estudos e não figura uma recomendação de investimento.