Notícias

BC permitirá pagar contas públicas em bancos digitais

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

O Banco Central (BC) irá permitir com que as pessoas possam pagar suas contas dos serviços públicos nos bancos digitais. Dessa forma, o Governo pretende facilitar ainda mais essas tarefas que requerem muito tempo.

Assim, esse é mais um projeto que visa trazer maiores facilidades e que agilizarão ainda mais esses processos. Então vamos saber mais sobre o assunto e entender como isso funcionará.

Bancos digitais poderão aceitar pagamentos de contas públicas

De acordo como Governo Federal, novas medidas permitirão os pagamentos de contas públicas e tributos em bancos digitais. Dessa maneira, as fintechs poderão realizar essa tarefa e auxiliar nesses tipos de pagamentos.

Assim, pelo menos 3 instituições estão debatendo como será feito essa ampliação oferecido aos bancos digitais. Nesse sentido, o Banco Central, a Receita Federal e também a Secretaria do Tesouro estão participando.

De fato, esses sistemas que atuam nas cobranças ficam centralizados nos grandes bancos físicos. Somente no período de 9 meses os valores ficaram na faixa dos R$ 8,9 bilhões em receita.

Veja quais são esses bancos que detém essa centralização:

  • Itaú (ITUB4)
  • Banco do Brasil (BBAS3)
  • Bradesco (BBDC4)
  • Caixa
  • Santander (SANB11)

Atualmente o processo de pagamento realizado de forma eletrônica necessita que a empresa seja conveniada a um desses bancos. Assim, a mesma precisa pagar para utilizar esse meio onde os pagamentos são efetuados.

Entretanto, se fosse feito de outra maneira, seria preciso efetuar o saque do dinheiro e ir até a instituição. Nisso surgiu esse projeto que visa permitir o pagamento em qualquer local sem que haja um convênio.

Consequentemente, os bancos digitais serão os grandes beneficiados, tais como:

  • Nubank
  • Banco Original
  • Entre outros

Além disso, as mesmas poderiam contar com uma nova fonte de receita que viria através desses pagamentos. Sem dúvida, essa nova medida irá beneficiar essas instituições e descentralizará esse processo.

Portanto, o Governo está verificando como isso procederá e bem breve isso estará funcionando no mercado.

Sair da versão mobile