Notícias

Binance divulga relatório de ações globais em 2022

Foto/Reprodução GDI
Foto/Reprodução GDI

A Binance, maior corretora de ativos digitais por volume de transações do mundo, atingiu a marca de 128 milhões de usuários ativos e uma média diária de US$ 65 bilhões em transações em 2022. O dado faz parte do relatório anual divulgado ontem, no qual foram destacados os principais fatos, estatísticas e desenvolvimentos do vasto ecossistema da exchange no ano passado.

Dentre eles estão os significativos investimentos que fez em recursos que visam atender às necessidades locais e requisitos regulamentares globais. Até o final do ano, a Binance conquistou licenças e registros em 14 jurisdições (em janeiro de 2023 esse número já subiu para 15, com a obtenção da sétima licença na União Europeia), mantendo o engajamento ativo nos avanços acerca dos marcos regulatórios para criptomoedas, defendendo, educando e compartilhando sua ampla experiência com reguladores e formuladores de políticas públicas.

A Binance expandiu suas equipes e hoje tem mais de 7.500 colaboradores ao redor do mundo, representados em mais de 100 nacionalidades. Um dos destaques de contratações foi o time de segurança e compliance, que teve uma expansão significativa como parte do compromisso da corretora com a elaboração de mecanismos de aplicação da lei, com o intuito de garantir a segurança dos usuários da plataforma e do ecossistema como um todo.

A equipe de investigações da Binance, composta por especialistas com larga experiência, já atendeu a mais de 47 mil pedidos de informação por autoridades de todo o mundo, incluindo o Brasil. O time realizou mais de 70 treinamentos em diversos países. Somente no Brasil em 2022, foram feitos treinamentos para agentes da Polícia Federal e procuradores dos ministérios públicos do Rio de Janeiro e São Paulo.

A Binance também segue investindo na construção da indústria e desenvolvimento de novos projetos. O Binance Labs, seu braço de investimentos, injetou mais de 500 milhões de dólares para dar suporte à inovação Web3 e blockchain. Ao todo, 200 projetos em 25 países receberam recursos do fundo de venture capital nos últimos três anos.

Ao mesmo tempo. a Binance Charity atingiu a marca de 23 milhões de dólares em doações a milhares de pessoas que sofreram com as consequências de desastres naturais, guerras ou dificuldades socioeconômicas. A divisão de filantropia da Binance, de acordo com o relatório, lançou 32 projetos em 54 países e ajudou diretamente mais de dois milhões de beneficiários ao longo dos últimos quatro anos.

À medida que o mercado cresce, cada vez mais pessoas se interessam pela indústria. Isso fica evidente nos números da Binance Academy, o braço de educação da corretora. Ao longo de 2022, 26 milhões de pessoas acessaram pelo menos um conteúdo na Binance Academy. A plataforma, fundada em 2018, tem a função de promover a educação em relação ao universo cripto e conta com quase 1.000 artigos e entradas de glossário, além de cursos avançados, de forma gratuita e em dezenas de idiomas.

Adesão institucional em alta

O relatório aponta que, mesmo em meio ao inverno cripto, a adoção e a participação institucional não diminuíram, pelo contrário. Com o lançamento da Binance Institutional, um conjunto completo de soluções e serviços para o mercado financeiro, os negócios VIP e institucionais da Binance tiveram um crescimento significativo e o número de clientes institucionais ativos na Binance aumentou 65% no ano, em comparação a 2021. Especificamente no Brasil, que figura entre os 10 maiores mercados da líder no segmento, só no quarto trimestre, o aumento de clientes institucionais ativos foi de 15,5%.

“A Binance vem investindo continuamente em ferramentas e processos que aumentam a segurança e dão ainda mais transparência aos usuários, gerando confiança. Isso nos permitiu continuar atraindo novos investidores institucionais mesmo durante o inverno cripto. Continuaremos investindo nessas frentes ao longo de 2023”, comenta Guilherme Nazar, diretor-geral da Binance no Brasil.

Principais números apresentados pelo relatório:

  • 65 bilhões de dólares: média diária de volume de transações
  • 300 bilhões de transações spot
  • 128 milhões de usuários
  • Mais de 600 mil usuários semanais de NFTs
  • Mais de 1,8 milhão de Binance Cards emitidos na região do Espaço Econômico Europeu
  • 40 idiomas são suportados na plataforma
  • 14 milhões de usuários no Binance P2P
  • US$ 500 milhões em investimentos em projetos de Web3 pelo Binance Labs
  • 26 milhões de pessoas foram educadas por meio da Binance Academy
  • 54 países ajudados pela Binance Charity
  • 22 milhões de pessoas fazendo uso do Binance Pay
  • 48 bilhões de dólares nas transações do Binance Pay

Para o próximo ano, a exchange afirma que continuará fazendo o que faz de melhor: priorizar seus usuários enquanto defende seus valores fundamentais: integridade, colaboração, conformidade e transparência. Ademais, diz esperar de 2023 um ano de diálogo aberto entre os atores da indústria e da comunidade e formuladores de políticas.

Para mais informações sobre o relatório, acesse aqui.