A XP Investimentos fez o lançamento oficial do seu cartão de crédito nesta quarta-feira (10), onde oferece uma nova alternativa de cashback, bem como avança em sua estratégia de banco digital.
A princípio, a corretora iniciou os seus testes com o cartão em julho do ano passado. Nesse sentido, os funcionários foram os primeiros a participar dessa etapa para, em seguida, ocorrer a oferta para alguns clientes selecionados. Dessa maneira, a XP acompanhou a experiência de uso do cartão por 35 mil pessoas antes do lançamento oficial.
Agora, a corretora começou a realizar a divulgação de seu novo produto, cujo mote da campanha é “Para bom investidor, só esse cartão basta”. Em resumo, o cartão da XP pretende fortalecer o portfólio de produtos de seu banco digital que, por sua vez, pretende angariar, principalmente, os clientes dos grandes bancos.
O que oferece o cartão da XP?
De acordo com Guilherme Benchimol, fundador e CEO da XP, o seu cartão irá oferecer juros até 50% mais baixos em comparação com a média dos grandes bancos.
“Até os bancos mais cool do Brasil cobram tarifas de juros absurdas. A XP nasceu focada em investimentos e trouxe competição a esse mercado. Queremos fazer a mesma coisa com os cartões de crédito.”
Guilherme Benchimol, CEO e fundador da XP.
Vale dizer que, atualmente, a média de juros cobrados pelo cartão da XP são de 5,9% no crédito rotativo e 3,9% no parcelado. Ainda assim, Benchimol diz que a meta é chegar a 2% ao mês.
“Ainda acho alto. Teremos o desafio de baixar ainda mais.”
Disse o CEO sobre a sua meta de juros do cartão XP.
O Sistema de Investback
O cartão de crédito da XP também aposta no sistema de investback, uma versão alternativa do sistema de cashback tradicional. O seu funcionamento é o seguinte: o cliente utiliza o cartão de crédito no marketplace da corretora, que devolve parte do valor para uma conta especial de investimento, denominada Fundo Investback. Este, por sua vez, tem retorno equivalente à 99,5% do CDI, mas o cliente tem a autonomia para manter, sacar ou reinvestir em outro ativo de sua escolha.
Dessa forma, a XP tem a meta de retornar 1% de todas as compras e até 10% em compras feitas com lojas parceiras de seu marketplace em investimentos.
E quanto ao marketplace, ele conta com a presença de 25 marcas líderes de seus segmentos como: Nike, Lojas Americanas, Centauro, Cobasi, Droga Raia, Extra.com, Fast Shop, Pandora, RiHappy, Vivara, FastShop, Camicado, Decathlon entre outras.
Por fim, a, forma de contratação do cartão é 100% digital, onde a corretora não não cobrará anuidade. Mas vale dizer que a XP irá disponibilizar o seu cartão de maneira gradual. Sendo assim, nesse primeiro momento a oferta abrange aqueles com mais de R$ 50 mil investidos. E ao longo do ano o produto ficará disponível para todos os clientes da XP.