- CEI será extinto, dentre de alguns meses;
- Área logada está moderna e com conteúdos de qualidade;
- Veja como é fácil criar o cadastro e confira as principais ferramentas.
A B3 (B3SA3) fez um lançamento, que está sendo batizado até o momento de “Nova Área Logada“, para o investidor acompanhar seus investimentos de renda variável e de renda fixa de forma consolidada. Com isso o CEI é passado, ficando para história.
“Essa nova geração de brasileiros que chega à Bolsa está cada vez mais interessada em aprender sobre investimentos e temos um papel importante de ajudá-los com informações e conteúdo de qualidade”, afirma Felipe Paiva, diretor de Relacionamento com a PF da B3.
A nova área logada nasce para melhorar a jornada de investimento e irá substituir o Canal Eletrônico do Investidor (CEI), fazendo a mesma função do CEI, permitindo que o investidor PF com conta em algum banco ou corretora possa consultar informações sobre suas aplicações financeiras na B3.
Além disso, essas mudanças vieram para ajudar os investidores, permitindo a extração de dados para arquivos PDF ou Excel, além de poder consultar dados desde novembro de 2019
Contudo, a nova área logada do investidor na B3 está planejando disponibilizar APIs. Mas isso será possível apenas com autorização do investidor.
Ademais, o CEI continuará disponível por mais alguns meses e os usuários devem migrar para o novo portal.
Após o cadastro, veja como é a Área Logada:
Em resumo, após preencher os dados — que basicamente são CPF e depois uma senha — você vai entrar na tela ‘Home‘ onde você pode consultar o ‘Menu‘ com mais opções sobre dados da sua conta, extrato e até conferir o que a B3 está planejando para essa nova área logada.
Nessa mesma área logada, um pouco mais abaixo, a B3 já disponibiliza informações sobre os tipos de investimento que você está em custódia.
Aqui, dá para notar que o pequeno estagiário está com seus investimentos alocados apenas em renda variável, entretanto isso é responsivo e é de acordo com cada investidor. Nesse sentido, o gráfico vai representar os investimentos que você tem em posição, como: ações, ETFs, FIIs, CDBs, LCIs e LCAs.
No portal, é possível visualizar as informações detalhadas de cada produto, movimentações, posições, entre outros dados. Os ativos ficam disponíveis em um único extrato, divididos por tipos de investimento ou por instituições financeiras.
O Guia do Investidor (GDI) apenas traz matérias informativas. Dessa forma, as publicações devem ser vistam como boletins de divulgação. E não como uma recomendação de investimentos, ainda mais que não temos competência para tal ato.