Resultados operacionais

Com brilho nos resultados, Vivara inaugura novas lojas e reforça liderança

Maior joalheria da América Latina inaugura quatro novas lojas Life e amplia área de vendas, enquanto segue colhendo bons resultados.

Lojas Vivara - Foto: laritrentini
Lojas Vivara - Foto: laritrentini
  • Vivara abre quatro novas lojas Life e amplia rede para 461 pontos de venda
  • Resultados financeiros positivos sustentam a estratégia de expansão da companhia
  • Foco em multicanalidade e novas frentes impulsiona projeções para 2025

A Vivara (VIVA3), líder no setor de joalherias na América Latina, manteve o ritmo de expansão no primeiro trimestre de 2025 e inaugurou quatro novas lojas da marca Life.

Com a movimentação, a companhia adicionou 345,44 metros quadrados à sua área total de vendas no período. Dessa forma, reforçando sua presença no mercado e a estratégia de crescimento orgânico.

Com as inaugurações, a rede encerrou o mês de março com 461 operações em funcionamento. Do total, 266 são lojas da bandeira principal Vivara, 184 são unidades da Life (voltada a um público mais jovem e com preços mais acessíveis) e outras 11 correspondem a quiosques localizados em shopping centers e pontos estratégicos.

A marca Life tem se mostrado um dos principais motores de expansão da companhia. Lançada como uma linha complementar, a bandeira ganhou vida própria e hoje ocupa papel de destaque na estratégia comercial da Vivara.

O foco em produtos de prata, colecionáveis e acessórios com ticket médio inferior ao da linha tradicional da empresa tem ampliado o alcance da marca junto a novos públicos e regiões.

Crescimento da rede reflete bom momento

A Vivara tem apresentado resultados operacionais robustos nos últimos trimestres, o que impulsiona sua capacidade de investimento e expansão. No balanço do quarto trimestre de 2024, divulgado em março, a empresa reportou uma receita líquida de R$ 656,3 milhões. Dessa forma, um avanço de 14,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Além disso, a companhia também apresentou um crescimento de 10,2% nas vendas mesmas lojas. O lucro líquido ajustado no trimestre foi de R$ 126,9 milhões, com uma margem líquida de 19,3%, refletindo ganhos operacionais e eficiência de custos.

A estratégia da Vivara combina a abertura de novas unidades com o fortalecimento do canal digital. O e-commerce da marca tem papel relevante na composição da receita e complementa a experiência de compra física.

A digitalização dos processos, as campanhas promocionais integradas e o uso intensivo de dados para personalização do atendimento têm reforçado a fidelização dos clientes.

Estratégia multicanal e foco em novas frentes

O plano estratégico da Vivara inclui não apenas a expansão das marcas Vivara e Life, mas também o desenvolvimento de novas categorias de produtos. E, assim, a entrada em segmentos adjacentes.

A empresa tem sinalizado interesse em ampliar sua presença no segmento de relógios, perfumes e itens de lifestyle. Assim, aumentando o ticket médio e a recorrência de compra.

Além disso, a companhia aposta na consolidação do modelo multicanal, integrando de forma eficiente os canais físicos e digitais. A adoção de soluções de tecnologia, como o sistema de “click & collect”, o atendimento híbrido e os programas de fidelidade, também fazem parte das ações voltadas a melhorar a experiência do consumidor.

Com uma estrutura sólida, presença nacional ampla e reconhecimento de marca, a Vivara se mantém em posição de destaque no setor de varejo de luxo acessível.

A companhia já sinalizou que deve manter um ritmo constante de aberturas ao longo de 2025, com especial atenção à interiorização da marca Life e ao reforço da bandeira principal em shoppings premium.

Rocha Schwartz
Paola Rocha Schwartz

Estudante de Jornalismo, movida pelo interesse em produzir conteúdos relevantes e dar voz a diferentes perspectivas. Possuo experiência nas áreas educacional e administrativa, o que contribuiu para desenvolver uma comunicação clara, empática e eficiente.

Estudante de Jornalismo, movida pelo interesse em produzir conteúdos relevantes e dar voz a diferentes perspectivas. Possuo experiência nas áreas educacional e administrativa, o que contribuiu para desenvolver uma comunicação clara, empática e eficiente.