- A Embraer informou que seu Conselho de Administração aprovou uma pausa em seu programa de desenvolvimento do jato E175 E2
- A reprogramação das atividades estão associadas a discussões da cláusula de escopo de linhas aéreas nos EUA;
- A Embraer se pronunciou sobre o caso, prometendo atualizações constante sobre o caso.
Na última sexta-feira, dia 18 de fevereiro de 2022, a Embraer (EMBR3) anunciou importante anúncio junto ao mercado e aos seus acionistas. Isto é, por meio de fato relevante, a Embraer informou que o seu Conselho de Administração tomou uma importante decisão.
Dessa maneira, ele aprovou uma pausa de três anos em seu programa de desenvolvimento do jato E175 E2. Nesse sentido, a reprogramação das atividades está associada às lentas discussões da cláusula de escopo das linhas aéreas dos EUA com os sindicatos de pilotos.
Nesse sentido, tal cláusula impõe limitação do peso máximo de decolagem (MTOW) para aeronaves com até 76 assentos, e o E175 E2 está acima deste limite.
Diante disso, os Estados Unidos são, de longe, o maior mercado do E175 E1 e seria do E2, não fosse a cláusula de escopo da aviação regional. Isto é, com ela vigente, o novo modelo não poderá ser adquirido pelas regionais.
De acordo com o próprio fato relevante da Embraer
“A companhia espera retomar as atividades de desenvolvimento do programa após o período mencionado, o que resultará em uma reprogramação da entrada em serviço das aeronaves entre 2027 e 2028. Em linha com sua estratégia de inovação e crescimento, a Embraer manterá seus acionistas e o mercado devidamente informados sobre as novas informações relevantes relacionadas à operação”
informou a Embraer
Portanto, confira o comunicado oficial da Embraer.