Surto

Governo Lula tentou enviar material fora da validade para testar gripe aviária

As tentativas de envio começaram em abril, antes mesmo da confirmação do primeiro caso da doença em aves comerciais no país

Governo Lula tentou enviar material fora da validade para testar gripe aviária Governo Lula tentou enviar material fora da validade para testar gripe aviária Governo Lula tentou enviar material fora da validade para testar gripe aviária Governo Lula tentou enviar material fora da validade para testar gripe aviária
Governo Lula tentou enviar material fora da validade para testar gripe aviária

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) tentou enviar ao Rio Grande do Sul kits de testagem com certificados vencidos e insumos próximos da data de validade, em meio ao avanço da gripe aviária no Brasil.

As informações são da Folha de S.Paulo. Segundo a publicação, a remessa foi rejeitada pela Secretaria da Agricultura do estado, que alegou já possuir estoque adequado para atender à demanda emergencial.

As tentativas de envio começaram em abril, antes mesmo da confirmação do primeiro caso da doença em aves comerciais no país, registrado em 15 de maio, em uma granja na cidade de Montenegro (RS).

Apesar da urgência sanitária, a burocracia e a validade do material travaram a distribuição, e o estado acabou sem acesso a parte dos insumos que ainda poderiam ser utilizados, como os cotonetes estéreis (swabs) e as caixas de isopor.

O Mapa ofereceu frascos com solução de transporte viral (MTV), essencial para conservar amostras coletadas de animais suspeitos de contaminação.

No entanto, os frascos estavam com validade próxima, e as caixas de transporte aéreo homologadas apresentavam certificados vencidos, o que inviabilizou o uso legal do material.

Sem resposta e sem kits

Apesar dos pedidos formais da Secretaria da Agricultura para receber apenas os componentes ainda válidos, como os swabs e as caixas térmicas, o ministério insistiu que a oferta se limitava à solução líquida. A comunicação truncada e a falta de flexibilidade na entrega impediram o repasse.

“Optamos por não receber os frascos devido à proximidade do vencimento. Nosso estoque atual é suficiente e distribuído entre as equipes de campo”, informou a secretaria em nota. Segundo o órgão estadual, 100% das 540 propriedades rurais num raio de 10 km do foco de contaminação já foram vistoriadas.

Brasil perde status de país livre da gripe aviária

A confirmação do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1) em aves comerciais no dia 15 de maio fez com que o Brasil perdesse temporariamente seu status de país livre da doença, segundo a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

No mesmo dia, também foi confirmada a infecção em aves no zoológico de Sapucaia do Sul, ampliando o alerta sobre a propagação do vírus no estado.

Enquanto isso, a resposta coordenada entre as esferas federal e estadual ainda enfrenta obstáculos básicos — entre eles, a distribuição eficiente e legalmente válida dos próprios insumos de diagnóstico.

José Chacon
José Chacon

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com passagem pela SpaceMoney. É redator no Guia do Investidor e cobre empresas, economia, investimentos e política.

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com passagem pela SpaceMoney. É redator no Guia do Investidor e cobre empresas, economia, investimentos e política.