
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou, na última terça-feira (8), a enviar avisos a 27 milhões de aposentados e pensionistas para confirmar que não foram vítimas de um dos maiores esquemas de fraudes já identificados contra a Previdência.
Já os verdadeiros lesados, cujos benefícios foram descontados indevidamente por sindicatos e associações falsas, começarão a receber notificações na próxima terça-feira (14) — exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS.
Como saber se você foi vítima da fraude no INSS?
A partir do dia 14 de maio, aposentados e pensionistas devem acessar o app Meu INSS para verificar se estão entre os prejudicados.
Quem identificar descontos indevidos poderá solicitar a revisão e pedir ressarcimento.
O governo também está discutindo mudanças nos sistemas do INSS para evitar que novas fraudes ocorram, e promete buscar os responsáveis “até as últimas consequências”.
O caso
Uma operação intitulada “Sem Desconto”, deflagrada pela Polícia Federal em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), revelou que entidades “fantasmas” fraudaram dados, falsificaram filiações e realizaram descontos diretos nos benefícios do INSS — sem autorização dos aposentados.
A estimativa é que as perdas cheguem a impressionantes R$ 6,3 bilhões, entre 2019 e 2024.
Essas entidades cobravam mensalidades prometendo “benefícios” como assessoria jurídica, descontos em farmácias e planos de saúde.
Tudo, claro, sem que os segurados soubessem. Em alguns casos, aposentados chegaram a ser filiados a mais de uma entidade no mesmo dia.
Lula exige punição exemplar e bloqueia novos empréstimos
Direto da Rússia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exigiu que os culpados sejam responsabilizados e que o dinheiro roubado volte aos cofres públicos.
O governo já começou a adotar medidas duras: bloqueou novos empréstimos consignados e iniciou o rastreamento dos envolvidos.
Além disso, demitiu o ex-ministro da Previdência Carlos Lupi e o ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto, que estão sob investigação.
Diante disso, o petista anunciou Wolney Queiroz, como novo ministro da Previdência.