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JBS (JBSS3) lucra R$ 2,3 bilhões no 4T22, mas não evita queda de 63% no indicador

JBS (JBSS3) lucra R$ 2,3 bilhões no 4T22, mas não evita queda de 63% no indicador JBS (JBSS3) lucra R$ 2,3 bilhões no 4T22, mas não evita queda de 63% no indicador JBS (JBSS3) lucra R$ 2,3 bilhões no 4T22, mas não evita queda de 63% no indicador JBS (JBSS3) lucra R$ 2,3 bilhões no 4T22, mas não evita queda de 63% no indicador
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A JBS, empresa do setor de frigoríficos, divulgou nesta terça-feira (21) seus resultados financeiros referentes ao quarto trimestre de 2022 (4T22). A companhia reportou um lucro líquido de R$ 2,349 bilhões no período, uma redução de 63,7% em relação ao mesmo intervalo de 2021, impactado pelo aumento dos custos dos grãos no mundo e do boi nos Estados Unidos. O lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado totalizou R$ 4,574 bilhões, queda de 65,2% em relação ao 4T21 e abaixo dos R$ 4,7 bilhões previstos pelo consenso Refinitiv.

A receita líquida da empresa no 4T22 somou R$ 92,865 bilhões, uma queda de 4,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, e abaixo da expectativa de R$ 93,5 bilhões prevista pelo consenso Refinitiv. Segundo a companhia, o resultado se deve principalmente à normalização dos resultados da JBS Beef North America e de um cenário mais desafiador na Pilgrim’s Pride, causado por uma sobreoferta global de frango.

A Seara, unidade de negócios da JBS no Brasil, foi o destaque positivo da empresa, com um crescimento de 9% na comparação anual. Cerca de 76% das vendas globais da JBS foram realizadas nos mercados domésticos em que a companhia atua e 24% por meio de exportações.

No quarto trimestre de 2022, o fluxo de caixa das atividades operacionais foi de R$ 5,8 bilhões e a dívida líquida da companhia era de R$ 79,171 bilhões, um crescimento de 14,3% em relação à mesma etapa de 2021.

A JBS Brasil registrou de outubro a dezembro de 2022 uma receita 1,4% maior na comparação anual, de R$ 14,3 bilhões, apesar da queda de 11,4% na venda da categoria de bovino in natura, reflexo do cenário desafiador em igual período de 2021, segundo a empresa, quando houve a suspensão temporária das exportações brasileiras para China, que durou pouco mais de três meses e os volumes foram direcionados ao mercado doméstico. Em 2022, a receita líquida da operação foi de R$ 58,9 bilhões, 9,6% superior que 2021 e o Ebitda ajustado foi de R$ 2,4 bilhões, alta de 7,7%. No mercado externo, a receita líquida em dólares subiu 7% no quarto trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior. No ano, a alta foi de 13%, principalmente por conta do aumento do preço médio em 13%. A China continuou sendo o principal destino tanto no trimestre quanto no ano.