Notícias

Leilão de credores da Americanas tem descontos de até 73,10%

Americanas anunciou ontem (28), que o leilão reverso de credores aceitou propostas com descontos de 73,10% em dívidas da companhia .

Imagem/Reprodução Americanas
Imagem/Reprodução Americanas
  • A Americana divulgou na noite de segunda-feira (27), as decisões do seu leilão reverso de credores
  • A empresa aceitou propostas com descontos de até 73,10% na dívida
  • A Companhia, ainda, destinará cerca de 2 bilhões de reais para quitar as “propostas vencedoras” do leilão

A Americanas (AMER3), um dos grupos envolvidos em um dos maiores pedidos de recuperação judicial do Brasil, anunciou na noite de segunda-feira sobre as decisões do seu leilão reverso de credores. O qual, aceitou propostas com descontos de até 73,10% na dívida da empresa. O grupo, que conta com um trio de bilionários como acionistas de referência, busca, contudo, reestruturar suas finanças através deste leilão.

A Americanas destinará cerca de 2 bilhões de reais para quitar as “propostas vencedoras” do leilão. Mas afirmou que esse montante “não será suficiente para o pagamento integral de todos os créditos”. Portanto, “a empresa pagará, integralmente apenas os valores das dívidas que foram ofertadas” com descontos a partir de 73,11%.

“Os credores habilitados que ofereceram o desconto de 73,10%…receberão o pagamento de seus respectivos créditos…de forma pro rata”, afirmou a Companhia.

A Americanas adiou em mais uma semana, a divulgação dos resultados trimestrais de 2023 e dos três primeiros meses do ano.

Americanas adia divulgação de balanços de 2023 e 1º trimestre de 2024

A Americanas, em meio a um processo de recuperação judicial, adiou a publicação de seus balanços financeiros de 2023 e do primeiro trimestre de 2024. Originalmente previstos para 28 de maio, os relatórios foram reprogramados para serem divulgados até 31 de julho de 2024.

A empresa informou que, apesar de os processos de fechamento, análise e auditoria independente das demonstrações financeiras estarem praticamente concluídos, a investigação do Comitê Independente (CI) ainda não havia sido finalizada. Isso impediu que os auditores independentes reavaliassem sua abstenção de opinião sobre os resultados.

As últimas atualizações do CI indicaram que a conclusão dos trabalhos de investigação deveria ocorrer num futuro próximo, embora isso não fosse vinculante. Por esse motivo, a empresa considerou apropriado adiar a apresentação dos balanços.

No entanto, a Americanas planejou divulgar um novo fato relevante com indicadores financeiros gerenciais, não auditados, referentes ao desempenho operacional em 2023 e do primeiro trimestre de 2024, bem como atualizações sobre a execução de seu plano de recuperação judicial, ainda neste mês.

Em uma queda acentuada, as ações da Americanas (AMER3) fecharam o dia com uma variação negativa de 1,88%. O preço das ações oscilou entre um mínimo de 0,51 e um máximo de 0,55 reais durante o dia.

Desafios na performance

O preço de abertura foi de 0,53 reais, igual ao fechamento anterior. Durante o dia, os investidores realizaram 1.167 negócios, movimentando um volume de 10,14 milhões de reais.

No entanto, a empresa tem enfrentado desafios em sua performance no mercado de ações. A variação no mês foi de -7,14%, enquanto a variação acumulada no ano de 2024 foi de -42,85%. A variação nas últimas 52 semanas foi ainda mais significativa, com uma queda de 52,72%.

Esses números refletem a volatilidade do mercado de ações e a necessidade de uma análise cuidadosa antes de fazer qualquer investimento. É sempre recomendável buscar a orientação de consultores financeiros antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Sair da versão mobile