Responsáveis pela alta

Lula aponta "pilantra" por trás da alta dos ovos e anuncia novas medidas

O presidente Lula criticou o aumento no preço do ovo e prometeu investigar os responsáveis pela alta, que chegou a 15,39%, segundo o IBGE.

lula acordo mariana mcamgo abr 25102024 17.jpg
lula acordo mariana mcamgo abr 25102024 17.jpg
  • Alta no preço do ovo: Lula critica o aumento de 15,39% e busca culpados
  • Reuniões com produtores: Governo negocia para reduzir preços da carne e outros alimentos
  • Novos programas: Presidente anuncia crédito para reformas habitacionais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o aumento no preço do ovo e prometeu investigar os responsáveis pela alta, que chegou a 15,39% em fevereiro, segundo o IBGE. Durante um evento em Sorocaba (SP) nesta sexta-feira (14), Lula afirmou que “tem alguém passando a mão”. E, portanto, que o governo está empenhado em descobrir o que está por trás desse reajuste.

Além do ovo, Lula também garantiu que o governo está atuando para reduzir o preço da carne. Dessa forma, prometendo novas iniciativas para beneficiar a população, incluindo um programa de crédito habitacional.

Aumento no preço do ovo preocupa o governo

O presidente destacou que não há justificativa plausível para a alta no preço dos ovos. E, ainda, ironizou a explicação de que as galinhas teriam parado de botar por causa das ondas de calor.

“Estão jogando a culpa em cima das galinhas […] não aceitamos isso”, afirmou Lula.

Segundo um levantamento citado pelo presidente, o valor de uma cartela de 30 ovos teria saltado de R$ 144,05 para R$ 210 entre janeiro e fevereiro de 2025. O aumento tem impacto direto no orçamento das famílias brasileiras, especialmente das camadas mais pobres, que veem no ovo uma alternativa à carne.

Governo promete ações para baratear os alimentos

Além da investigação sobre os responsáveis pela alta no preço do ovo, Lula afirmou que o governo já discute medidas para conter a inflação dos alimentos. Ele ressaltou que estão em andamento negociações com produtores para reduzir o preço da carne.

“O governo tem feito reuniões com produtores porque queremos encontrar solução para preço dos alimentos”, garantiu.

O presidente também citou que pretende lançar, em breve, um programa de crédito para reformas habitacionais, ampliando o acesso das famílias a melhores condições de moradia.

Economia cresce, mas preços seguem em alta

Apesar das dificuldades com os preços dos alimentos, Lula destacou o desempenho econômico do país. Ele celebrou o menor nível de desemprego da história do Brasil e o crescimento econômico contínuo, mas reconheceu que o custo de vida ainda é um problema.

“Estamos numa briga tremenda”, afirmou, reforçando que a equipe econômica está focada em encontrar soluções.

O governo segue sob pressão para conter a inflação nos alimentos, que impacta diretamente a população. Nos próximos meses, medidas devem ser anunciadas para tentar reduzir os custos de produtos essenciais na mesa dos brasileiros.

Rocha Schwartz
Paola Rocha Schwartz

Estudante de Jornalismo, movida pelo interesse em produzir conteúdos relevantes e dar voz a diferentes perspectivas. Possuo experiência nas áreas educacional e administrativa, o que contribuiu para desenvolver uma comunicação clara, empática e eficiente.

Estudante de Jornalismo, movida pelo interesse em produzir conteúdos relevantes e dar voz a diferentes perspectivas. Possuo experiência nas áreas educacional e administrativa, o que contribuiu para desenvolver uma comunicação clara, empática e eficiente.