Escalada nos preços

Proteína "acessível": Alta do ovo alcança mais de 40%

Os ovos, um dos alimentos mais versáteis e consumidos pelos brasileiros, estão cada vez mais caros.

Proteína "acessível": Alta do ovo alcança mais de 40%
  • Preço dos ovos subiu mais de 39% em fevereiro, segundo Cepea/Esalq-USP
  • Produção reduzida e aumento no consumo impulsionam a alta
  • Especialistas preveem manutenção dos preços elevados até abril

Os ovos, um dos alimentos mais versáteis e consumidos pelos brasileiros, estão cada vez mais caros. Em fevereiro, o preço da caixa com 30 dúzias de ovos brancos do tipo extra alcançou R$ 198,40, alta de 39,4% em relação a janeiro, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP. No caso dos ovos vermelhos, a média subiu 37,4%, chegando a R$ 227,24 por caixa.

Fatores por trás da alta

O economista Edson Trajano, do Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP), aponta quatro fatores principais para essa escalada nos preços:

  • Maior demanda: Com o retorno das aulas, o consumo de ovos aumentou significativamente.
  • Redução na oferta: O abate mais acentuado de matrizes no segundo semestre de 2024 impactou a produção.
  • Calor excessivo: As altas temperaturas causam estresse nas aves, reduzindo a produção de ovos.
  • Custos de produção elevados: Energia elétrica mais cara e aumento no preço da ração pressionam os produtores.

Impacto nas indústrias e no consumidor

Ricardo Jacomassi, economista da TCP Partners, destaca que o encarecimento dos ovos não afeta apenas as famílias. A indústria alimentícia, que utiliza ovos na fabricação de massas e produtos de panificação, também sente os reflexos.

“A alta de 30% no preço do milho nos últimos seis meses e o maior uso de equipamentos de refrigeração para enfrentar o calor elevaram o consumo de energia em toda a cadeia produtiva”, explica Jacomassi.

O aumento na demanda por ovos como substituto da carne bovina – também em alta – é outro fator que pressiona os preços. Com isso, tanto os consumidores quanto as indústrias enfrentam desafios na adequação de seus orçamentos.

Especialistas não preveem alívio imediato nos preços. Com a chegada da Quaresma, o consumo de ovos tende a crescer ainda mais. Dessa forma, reforçando a tendência de preços elevados.

Segundo Trajano, só a partir de abril, quando a produção e a demanda voltarem ao normal, poderemos ver alguma queda.

Números do mercado brasileiro

  • O Brasil produziu 53,3 bilhões de ovos em 2020, crescimento médio de 6,4% ao ano desde 2010.
  • O país ocupa a 8ª posição entre os maiores produtores mundiais, liderados pela China.
  • O consumo anual per capita no Brasil subiu de 148 ovos em 2010 para 251 ovos em 2020.
  • Cerca de 99,7% da produção de ovos brasileira é destinada ao mercado interno.

Com a escalada dos preços, consumidores e empresas devem continuar buscando alternativas para enfrentar os impactos no orçamento enquanto aguardam um equilíbrio no mercado.

Rocha Schwartz
Paola Rocha Schwartz

Estudante de Jornalismo, movida pelo interesse em produzir conteúdos relevantes e dar voz a diferentes perspectivas. Possuo experiência nas áreas educacional e administrativa, o que contribuiu para desenvolver uma comunicação clara, empática e eficiente.

Estudante de Jornalismo, movida pelo interesse em produzir conteúdos relevantes e dar voz a diferentes perspectivas. Possuo experiência nas áreas educacional e administrativa, o que contribuiu para desenvolver uma comunicação clara, empática e eficiente.