Da carne ao ovo

Mais proteína: com carne cara, JBS decide entrar no setor de ovos

JBS expande setor de atuação, compra 50% da Mantiqueira e entra no mercado de ovos. Foco é a expansão interna e externa. Transação depende do aval do CADE.

Mais proteína: com carne cara, JBS decide entrar no setor de ovos

A JBS, maior empresa de carne bovina do mundo, anunciou nesta segunda-feira (27/01) a aquisição de 50% da Mantiqueira, líder no mercado de ovos da América do Sul.

A transação, que ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), marca a estreia da gigante de carnes no segmento de ovos, um mercado que tem se mostrado atrativo devido à crescente demanda e ao apelo nutricional do produto.

A Mantiqueira, que possui unidades em seis estados do Brasil e emprega cerca de 3 mil pessoas, tem um faturamento anual de R$2 bilhões. Com 17,5 milhões de galinhas e uma produção de 4 bilhões de ovos por ano, a empresa é a maior produtora de ovos na América do Sul e ocupa a décima posição no ranking global do setor.

Embora ainda não seja uma liderança mundial, o potencial de expansão, tanto no mercado interno quanto no externo, foi um dos principais atrativos para a JBS.

Em entrevista ao Valor Econômico, Gilberto Tomazoni, presidente executivo global da JBS, afirmou que a atração pela Mantiqueira está relacionada à viabilidade global do negócio.

“Todo mundo come ovo. Esse é um produto com grande penetração no mercado e que apresenta forte crescimento. O ovo hoje é visto como um alimento saudável e se tornou parte essencial da dieta de muitas pessoas”.

destacou.

A aquisição reflete também uma estratégia de diversificação da JBS, que já domina o setor de carne bovina, e visa aumentar sua presença no mercado de alimentos com alto consumo, como os ovos. Segundo Tomazoni, a empresa vê no ovo um produto com apelo nutricional e com grande potencial no Brasil e no mercado internacional.

“Nosso objetivo é sempre sermos líderes. Não entramos em um negócio se não for para dominar o mercado”.

afirmou o executivo.

A JBS, porém, entrará na Mantiqueira sem uma posição de controle, o que representa uma exceção nas suas aquisições. A empresa obteve 50% do capital da Mantiqueira, enquanto o outro 50% permanece com o empresário Carlos Cunha, que estava associado ao fundador da empresa, Leandro Pinto, desde a década de 1990.

A compra dos 50% da Mantiqueira faz parte de um movimento estratégico de expansão e fortalecimento no setor de ovos. A Mantiqueira já exporta seus produtos para mercados na América do Sul, Ásia, África e Oriente Médio, e a JBS deve ampliar essas operações com a sua experiência em mercados internacionais.

De acordo com Pinto, a parceria com a JBS é um passo importante no planejamento estratégico da empresa. “Estamos preparados para aproveitar as oportunidades que essa união pode trazer, não só no Brasil, mas também nos mercados internacionais”, disse.

A Mantiqueira continuará com sua estrutura de liderança intacta. O presidente executivo da empresa, Márcio Utsch, que é sócio minoritário com 3% de participação, permanecerá no cargo, e Leandro Pinto seguirá na presidência do conselho de administração da companhia. O formato do conselho está sendo discutido entre as duas empresas, com a possibilidade de aumento no número de membros.

O negócio chega em um momento de preços elevados das carnes, o que tem levado as empresas do setor a buscar alternativas. A JBS, por sua vez, enxerga na diversificação de produtos uma oportunidade de mitigar riscos e expandir sua atuação. Além disso, o movimento ocorre em um cenário em que a demanda por ovos tem aumentado devido ao seu valor nutricional e versatilidade na alimentação.

Mercado em expansão

De acordo com dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o mercado de ovos no Brasil tem mostrado crescimento constante nos últimos anos, com uma produção estimada de 50 bilhões de ovos em 2024. O consumo per capita, que atualmente gira em torno de 240 ovos por pessoa ao ano, tem se mantido estável, com previsão de leve aumento nos próximos anos.

No cenário global, o mercado de ovos também tem apresentado expansão, especialmente em mercados emergentes onde a proteína de ovos é considerada uma alternativa mais acessível em comparação a outras fontes de proteína animal.