Notícias

Marco de Abreu assume como diretor geral da Copel Distribuição

Copel gdi 2
Copel gdi 2

O executivo possui mais de 30 anos de experiência no setor de energia, em ambientes multiculturais e em empresas de grande porte como CPFL e Elektro.

Nesta segunda-feira (19), a Copel divulgou que Marco Antônio Villela de Abreu tomou posse no cargo de diretor geral da Copel Distribuição. 

Segundo informações, Marco atuou como diretor de operação da distribuição e diretor de distribuição de energia no grupo CPFL, permanecendo como diretor presidente da Rio Grande Energia entre 2019 e 2024.

“Sob a liderança do Sr. Villela na distribuidora do grupo, a Copel continuará a avançar como companhia integrada, prezando pela excelência operacional, eficiência e disciplina na alocação de capital”, destacou a Copel em um comunicado. 

O executivo possui mais de 30 anos de experiência no setor de energia, em ambientes multiculturais e em empresas de grande porte como CPFL e Elektro, especialmente no segmento de distribuição de energia elétrica. 

Copel anunciou desligamento de funcionários

Em anúncio feito, a Copel informou que avançará na próxima semana em sua estratégia de corte de custos por meio de enxugamento do quadro de pessoal, com o desligamento de 1.078 empregados, no dia 14. 

De acordo com a companhia, esses funcionários aderiram ao Plano de Demissão Voluntária (PDV) aberto pela empresa, que recebeu um total de 1.437 adesões. Desses, 180 anteciparam a saída nos últimos meses

Daniel Slaviero, presidente da Copel, citou que o PDV é parte da busca de ganhos de eficiência que é um dos focos no plano estratégico pós-privatização. Slaviero também citou que 179 funcionários que exercem posições críticas terão saída postergada até dezembro de 2024 ou início de 2025.

Copel anunciou venda de companhia de gás

Copel (CPLE6) anunciou a venda de uma fatia de 51% da Compagas para a Compass Gás e Energia, empresa do grupo Cosan.

Segundo a empresa, a conclusão da transação depende da aprovação dos órgãos competentes e do não exercício do direito de preferência dos atuais acionistas da Compagas.

O negócio foi fechado por R$ 906 milhões, sendo que 40% desse valor será pago até o fechamento da operação e o restante será pago até o fim de 2026.

Sobre a Compass Gás e Energia

A história começou em 2012 com a aquisição da Comgás pela Cosan. Desde então, foi criado um modelo de negócio vencedor que possibilitou ampliar o número de clientes e expandir a rede de gasodutos de distribuição.

A Compass já opera o terminal de gás liquefeito do Porto de Santos. Além das ações da Copel, a Commit Gás S.A (24,5%) e Mitsui Gás e Energia do Brasil (24,5%) também são acionistas da empresa.

Hoje, a empresa atende 53 mil clientes com gás encanado no Paraná e 860 quilômetros de rede de distribuição instalada.

BlackRock compra mais ações da Copel

Copel (CPLE6) informou que a BlackRock, maior gestora do mundo, comprou mais ações da companhia.

De acordo com informações, a BlackRock, elevou sua participação para 106.401.154 ações preferenciais classe B e 1.522.366 American Depositary Receipts (ADRs), equivalentes a 6.089.464 ações preferenciais classe B emitidas pela Copel.

A movimentação totaliza 112.490.618 ações preferenciais classe B emitidas pela empresa, representando 6,698% do total de ações preferenciais, segundo comunicado ao mercado. A posição da gestora na Copel, agora totaliza 114.861.039 ações, independentemente de classe ou espécie, representando 3,850% do total de papéis.

“A BlackRock também declarou que não há qualquer acordo ou contrato regulando o exercício do direito de voto ou compra e venda de valores mobiliários de emissão da Companhia da qual a signatária seja parte”, diz a Copel.

Sair da versão mobile