Market share: Você sabe o que é e como ele funciona? Então continue a leitura e aprenda sobre esse conceito.
Atualmente esse conceito chamado de market share é muito utilizado no mercado e também na área de marketing. Dessa forma, ele auxilia as empresas a avaliar quais são as suas forças e fraquezas.
Definição de market share
De acordo com esse conceito, market share é uma espécie de participação de mercado, ou seja, um pedaço da categoria. Assim sendo, a empresa detém essa parte no segmento onde ela atua.
Nesse sentido, o market share, permite realizar uma avaliação das forças e fraquezas apresentadas pela empresa. Desse modo, ela poderá saber o que os clientes pensam sobre ela e buscar melhorias.
Então, podemos utilizar um exemplo para explicar com clareza o que seria esse conceito:
- Uma empresa vende 5 mil chocolates por mês
- Enquanto as outras empresas unidas vendem 10 mil
- Então ela apresenta um market share de 50%
Ou seja, esse termo apenas relata a participação que uma empresa detém em sua categoria no mercado. Além disso, sabendo dessas condições as empresas podem ajudar os seus produtos a crescerem ainda mais.
As vantagens de sua utilização são muitas, veja:
- Medir o crescimento de seus produtos
- Conhecer nichos individuais
- Um melhor planejamento nas vendas
- Possibilidade de segmentar o público
- Se adequar corretamente ao perfil do consumidor
Então, o produto/serviços poderá obter um bom crescimento, mediante a sua maior utilização e busca no mercado. De fato, diversas companhias e grandes empresas são líderes nesse quesito, são elas:
- Vivo (VIVT4), Tim (TIMP3), Claro, Oi (OIBR3, OIBR4)
- Sistema Operacional Android da Google
- DTH (Televisão por assinatura)
Portanto, esse conceito visa auxiliar as empresas a medirem a sua participação no mercado e assim poderem efetuar algumas melhorias.
Gostou do artigo? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de as nossas atualizações! Não esqueça de curtir nossa página no Facebook.