
O presidente da Argentina, Javier Milei, foi escolhido como a Personalidade Latino-Americana de 2025 pelo Grupo de Diários América (GDA), aliança que reúne 15 dos principais jornais da região, incluindo O Globo (Brasil), La Nación (Argentina), El Mercurio (Chile) e El Comercio (Peru). Na categoria internacional, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu a distinção principal, destacando seu impacto na geopolítica global.
A eleição ocorreu por votação entre diretores, subdiretores e editores-chefes das publicações integrantes do GDA, anunciada no final do ano editorial. Para Milei, o reconhecimento reflete a consolidação de seu governo após a vitória nas eleições legislativas de outubro de 2025, quando sua coalizão, La Libertad Avanza, obteve maioria no Congresso, permitindo avançar em reformas econômicas liberais.
Elogios a Milei
Sob Milei, a Argentina reduziu a inflação de 211% em 2023 para cerca de 31% ao longo de 2025, com medidas de austeridade como corte de gastos públicos, redução do Estado e equilíbrio fiscal. Apesar de desafios como aumento temporário da pobreza e escândalos (incluindo o caso da criptomoeda $LIBRA), o presidente argentino fortaleceu sua posição, com alinhamento próximo aos EUA – incluindo apoio financeiro do Federal Reserve em momentos de crise cambial.
Motivos da escolha de Trump
Trump, por sua vez, foi agraciado pela influência em temas como economia global, segurança, imigração e resolução de conflitos internacionais, como avanços em Gaza e pressões sobre adversários geopolíticos. Sua administração marcou 2025 com políticas de “América Primeiro”, impactando diretamente aliados como Milei, com quem mantém relação de afinidade ideológica.
O GDA, fundado em 1991, representa veículos de 12 países e promove jornalismo independente na região. A dupla escolha destaca o peso de líderes conservadores e liberais no cenário hemisférico, em um ano de redefinições políticas na América Latina.
Fontes: GDA/O Globo, Poder360, La Nación, Diário do Poder e publicações associadas.