Ritmo acelerado

O que está por trás do salto de 221% no lucro da Vivara? Entenda

Com crescimento explosivo no lucro e aceleração nas vendas, a Vivara transforma 2025 em ano de ouro com estratégia de produção em Manaus

Lojas Vivara - Foto: laritrentini
Lojas Vivara - Foto: laritrentini
  • Lucro líquido dispara 221,3% e atinge R$ 115 milhões, superando projeções do mercado
  • Receita líquida cresce 20,8%, impulsionada pela produção em Manaus e créditos de ICMS
  • Expansão da rede Life e aumento de 12,8% na base de clientes ativos fortalecem presença no varejo

A joalheria Vivara (VIVA3) iniciou 2025 em ritmo acelerado e surpreendeu o mercado ao registrar um lucro líquido de R$ 115,039 milhões no primeiro trimestre, resultado que representa um salto impressionante de 221,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A performance revela uma combinação eficaz de expansão da rede, aumento da produtividade e ganhos fiscais que impulsionaram os resultados financeiros da companhia.

O Ebitda ajustado atingiu R$ 101,065 milhões, com alta de 54,4% na comparação anual, mostrando o fortalecimento da operação mesmo diante de um cenário macroeconômico desafiador. Já a receita líquida avançou 20,8%, alcançando R$ 537,081 milhões entre janeiro e março.

Crescimento da receita

Segundo a empresa, o crescimento da receita líquida superou o da receita bruta por conta do maior volume produtivo na fábrica de Manaus, que, além de ampliar a escala de produção, gerou um volume mais expressivo de créditos presumidos de ICMS, ampliando a rentabilidade da operação.

A Vivara também manteve sua estratégia de crescimento físico com a inauguração de quatro novas lojas Life no trimestre, totalizando 461 pontos de venda: são 266 lojas Vivara, 184 lojas da marca Life, voltada a um público mais jovem e com foco em joias colecionáveis e mais 11 quiosques. A diversificação de canais tem se mostrado uma peça-chave no crescimento da companhia.

Consumidores

O número de clientes ativos cresceu 12,8%, atingindo 2,3 milhões de consumidores no trimestre. Esse crescimento sinaliza uma fidelização crescente e o sucesso da estratégia omnichannel. Contudo, que integra lojas físicas, quiosques e o e-commerce para oferecer uma experiência de compra mais fluida.

Fundada em 1962, a Vivara é hoje a maior rede de joalherias do Brasil, e atua não apenas no varejo tradicional. Mas, também com forte presença online e em pontos de venda voltados para públicos segmentados.

A marca Life by Vivara, lançada em 2011, tem impulsionado esse crescimento com coleções temáticas e preços acessíveis. Dessa forma, conquistando uma nova geração de consumidores.

A gestão da companhia também tem apostado na eficiência produtiva como diferencial competitivo. A fábrica localizada na Zona Franca de Manaus tem se tornado um dos pilares da estratégia de rentabilidade. Ao mesmo tempo em que garante agilidade no lançamento de novas coleções e maior controle sobre a cadeia de suprimentos.

Capacidade operacional

O mercado financeiro reagiu positivamente aos números. Investidores destacaram o forte crescimento orgânico e a capacidade da empresa de expandir margens operacionais mesmo em um ambiente de consumo ainda cauteloso.

Com resultados tão expressivos no início do ano, a Vivara consolida sua posição de liderança no setor de luxo acessível e sinaliza que 2025 pode ser um ano histórico para a companhia. Não apenas em crescimento, mas em lucratividade e consolidação de marca.

Rocha Schwartz
Paola Rocha Schwartz

Estudante de Jornalismo, movida pelo interesse em produzir conteúdos relevantes e dar voz a diferentes perspectivas. Possuo experiência nas áreas educacional e administrativa, o que contribuiu para desenvolver uma comunicação clara, empática e eficiente.

Estudante de Jornalismo, movida pelo interesse em produzir conteúdos relevantes e dar voz a diferentes perspectivas. Possuo experiência nas áreas educacional e administrativa, o que contribuiu para desenvolver uma comunicação clara, empática e eficiente.