Crédito

Receita Federal abre consulta ao 1º lote de restituição do Imposto de Renda 2025; confira calendário e se tem direito

Os pagamentos começarão a ser feitos a partir do dia 30 de maio, mesma data do encerramento do prazo para entrega das declarações

Receita Federal abre consulta ao 1º lote de restituição do Imposto de Renda 2025; confira calendário e se tem direito Receita Federal abre consulta ao 1º lote de restituição do Imposto de Renda 2025; confira calendário e se tem direito Receita Federal abre consulta ao 1º lote de restituição do Imposto de Renda 2025; confira calendário e se tem direito Receita Federal abre consulta ao 1º lote de restituição do Imposto de Renda 2025; confira calendário e se tem direito
Receita Federal Imposto de Renda 2
Receita Federal Imposto de Renda 2

A Receita Federal abre nesta sexta-feira (23), a partir das 10h, a consulta ao 1º lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025. São mais de 6,2 milhões de contribuintes contemplados, com um montante recorde de R$ 11 bilhões a serem pagos — o maior valor já liberado em um único lote na história do órgão.

Os pagamentos começarão a ser feitos a partir do dia 30 de maio, mesma data do encerramento do prazo para entrega das declarações.

Deste total, cerca de R$ 7,8 bilhões são destinados aos grupos prioritários, que incluem idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência ou moléstia grave, professores e quem optou pela declaração pré-preenchida com restituição via PIX.

Calendário dos pagamentos do IR 2025

A Receita Federal distribuirá as restituições em cinco lotes:

  • 1º lote: 30 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 29 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

Como consultar sua restituição

Para saber se você está no 1º lote, acesse a página oficial da Receita Federal e selecione “Meu Imposto de Renda”. Depois, clique em “Consultar a Restituição”.

Ali, o sistema oferece tanto uma consulta simples quanto uma mais detalhada pelo extrato de processamento disponível no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte).

Caso haja algum problema ou pendência em sua declaração, será possível identificar na mesma plataforma e realizar a retificação para corrigir os dados.

A Receita também disponibiliza um aplicativo para smartphones e tablets, que permite acompanhar a liberação da restituição e consultar a situação cadastral do CPF de forma prática e rápida.

Atenção aos dados bancários

O pagamento da restituição só é feito em conta bancária de titularidade do contribuinte.

Se houver erro nos dados bancários, o pagamento será bloqueado para evitar fraudes ou desvios.

Para corrigir a situação, a Receita, em parceria com o Banco do Brasil, oferece serviço de reagendamento do crédito por até um ano.

Para isso, o contribuinte pode acessar o Portal BB ou ligar para a Central de Relacionamento do Banco do Brasil nos seguintes telefones:

  • 4004-0001 (capitais)
  • 0800-729-0001 (demais regiões)
  • 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos)

Ao entrar em contato, informe o valor da restituição e o número do recibo da declaração para agilizar o atendimento.

Malha fina: saiba como verificar

Se a sua restituição não estiver liberada, é possível que sua declaração tenha sido retida na malha fina.

Para verificar, acesse o e-CAC, faça o login com seu código de acesso ou certificado digital e vá até “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”. Na aba “Processamento”, clique em “Pendências de Malha” para identificar os motivos da retenção.

As restituições com pendências só são liberadas após a correção da declaração ou comprovação da regularidade.

José Chacon
José Chacon

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com passagem pela SpaceMoney. É redator no Guia do Investidor e cobre empresas, economia, investimentos e política.

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com passagem pela SpaceMoney. É redator no Guia do Investidor e cobre empresas, economia, investimentos e política.