Notícias

Setor elétrico: confiança no mercado interno supera expectativas

CEOs confiam mais nas perspectivas de crescimento do país do que na expansão da economia global, segundo 27ª edição da Global CEO Survey.

economia 1609210411 0
economia 1609210411 0

Os CEOs no setor de Energia, Serviços de Utilidade Pública e Recursos Naturais (EU&R) no Brasil confiam mais nas perspectivas de crescimento do país do que na expansão da economia global, segundo recorte setorial da 27ª edição da Global CEO Survey.

O índice de otimismo dos executivos de EU&R no crescimento da economia nacional, que é de 61%, ficou acima do registrado pela pesquisa entre os líderes brasileiros de todos os setores (55%), – no que se refere às respostas da média global (44%), essa diferença é ainda maior.

O otimismo perde força, porém, quando os CEOs deixam de olhar para o próprio país e avaliam o contexto global. Apenas 32% dos líderes de EU&R no Brasil, e 38% no mundo, acreditam em crescimento, enquanto 45% dos líderes de EU&R no Brasil e no mundo preveem uma desaceleração global. Para os próximos três anos, porém, a confiança em aceleração econômica volta a crescer e aumenta entre os líderes do setor para 61% no Brasil e 44% no mundo.

Quando citada as ameaças, as três principais para o setor EU&R no mundo seguem a ordem: Instabilidade macroeconômica e inflação (42%), mudanças climáticas (39%), riscos cibernéticos e conflitos geopolíticos (29%), riscos sanitários (19%) e desigualdade social (10%).