Os CEOs no setor de Energia, Serviços de Utilidade Pública e Recursos Naturais (EU&R) no Brasil confiam mais nas perspectivas de crescimento do país do que na expansão da economia global, segundo recorte setorial da 27ª edição da Global CEO Survey.
O índice de otimismo dos executivos de EU&R no crescimento da economia nacional, que é de 61%, ficou acima do registrado pela pesquisa entre os líderes brasileiros de todos os setores (55%), – no que se refere às respostas da média global (44%), essa diferença é ainda maior.
O otimismo perde força, porém, quando os CEOs deixam de olhar para o próprio país e avaliam o contexto global. Apenas 32% dos líderes de EU&R no Brasil, e 38% no mundo, acreditam em crescimento, enquanto 45% dos líderes de EU&R no Brasil e no mundo preveem uma desaceleração global. Para os próximos três anos, porém, a confiança em aceleração econômica volta a crescer e aumenta entre os líderes do setor para 61% no Brasil e 44% no mundo.
Quando citada as ameaças, as três principais para o setor EU&R no mundo seguem a ordem: Instabilidade macroeconômica e inflação (42%), mudanças climáticas (39%), riscos cibernéticos e conflitos geopolíticos (29%), riscos sanitários (19%) e desigualdade social (10%).