Decisão

Trump promete decisão sobre futuro do tiktok nos EUA

Presidente eleito promete decidir sobre o futuro do TikTok nos EUA em breve, mas solicita mais tempo

tiktokpadraogdi
TikTok. Guia do Investidor

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que tomará uma decisão sobre o futuro do TikTok no país em um “futuro não tão distante”, após a Suprema Corte dos EUA manter a validade de uma lei que deve proibir o popular aplicativo de vídeos curtos a partir de domingo, 19 de janeiro. No entanto, Trump solicitou mais tempo para analisar as implicações da situação.

“A decisão da Suprema Corte era esperada e todos devem respeitá-la”.

declarou Trump em uma publicação oficial na plataforma Truth Social, na qual também destacou sua necessidade de tempo para uma avaliação aprofundada.

O caso tem sido um ponto de discórdia no governo americano, com muitos legisladores e autoridades preocupados com questões de segurança nacional relacionadas à possível coleta de dados de cidadãos americanos pela empresa chinesa ByteDance, proprietária do TikTok.

A Casa Branca, por sua vez, indicou que a responsabilidade de decidir sobre o aplicativo recai sobre Trump, que tomará posse oficialmente na segunda-feira, 20 de janeiro. A decisão da Suprema Corte, que mantém a validade da lei, foi vista por analistas como uma tentativa de acelerar o processo, mas a expectativa é que Trump, conhecido por adotar uma postura cautelosa, demore mais alguns dias para emitir um parecer definitivo.

Com um número estimado de mais de 100 milhões de usuários nos EUA, o TikTok tem sido alvo de intensas discussões políticas, e sua proibição pode afetar significativamente tanto as empresas quanto os criadores de conteúdo que dependem da plataforma para geração de receita e visibilidade.