A empresa Vamos (VAMO3) anunciou ao mercado em geral o encerramento de seu atual Programa de Ações, aberto em outubro do ano passado. Ainda, o Conselho de Administração aprovou um novo projeto para recomprar até 30 milhões de ações ordinárias (ON), aproximadamente 7% das ações em circulação.
“No âmbito do Programa, a Companhia poderá adquirir até 30.000.000 (trinta milhões) ações ordinárias, nominativas e sem valor nominal, de sua própria emissão, representativas de aproximadamente 7% (sete por cento) do total de ações da Companhia em circulação no mercado, respeitadas as limitações legais, sendo certo que a efetiva recompra do número total de ações aprovado no âmbito do Programa dependerá, dentre outros aspectos, do saldo das reservas disponíveis, de modo a atender às disposições da Resolução CVM nº 77/2022 e demais normas aplicáveis.” Descreve o comunicado.
Segundo a Companhia, o novo programa terá prazo de 18 meses, portanto, com início em 22 de março de 2024 e término em 22 de setembro de 2025 e, tem por objetivo a maximização de valor ao acionista, sem redução do capital social. Os recursos para o programa virão do montante global das reservas de lucro e de capital disponíveis.
” […] sendo as ações adquiridas utilizadas para manutenção em tesouraria, cancelamento, alienação e/ou para
atender o eventual exercício de opções no âmbito da remuneração baseada em ações. A recompra de ações (incluindo via derivativos com liquidação física) implicará no aumento da participação dos acionistas nos eventuais dividendos e juros sobre capital próprio distribuídos pela Companhia.” Complementa.
Recursos para o Novo Programa
“As operações de compra das ações nos termos do Programa serão suportadas pelo montante
global das reservas de lucro e de capital disponíveis (exceto aquelas indicadas nas alíneas no inciso I do §1º, do art. 7º da Instrução CVM nº 567/2015) constantes das últimas demonstrações financeiras da Companhia divulgadas anteriormente à efetiva transferência, para a Companhia, da propriedade das ações de sua emissão, podendo ser anuais ou informações financeiras intermediárias, observado o disposto na Resolução CVM nº 77/2022.”
Corretoras Intermediárias
A Companhia comunicou também, as empresas que atuarão como “Corretoras Intermediárias”, sendo elas:
- BRADESCO S/A CTVM – Av. Paulista
- XP INVESTIMENTOS CCTVM S/A – Av. Afrânio de Melo Franco
- SANTANDER CCVM S/A – Av. Presidente Juscelino Kubitschek
- BTG PACTUAL CTVM S.A. – Av. Brigadeiro Faria Lima
- ITAÚ CORRETORA DE VALORES S.A. – Av. Brigadeiro Faria Lima
A empresa
Controlados pela holding SIMPAR, o Grupo Vamos, é líder no setor de locação de caminhões, máquinas e equipamentos do Brasil, no entanto, operando há mais de 20 anos por meio da antiga controladora JSL S.A., posicionando-os como a melhor alternativa para a renovação da frota nacional.
A empresa de capital aberto listada no Novo Mercado da B3 atua em quatro segmentos: Vamos Locação, Vamos Concessionárias, Vamos Seminovos e Vamos Industrial (BMB e Truckvan). Seu foco, portanto, está em atender as necessidades de empresas de diversos setores, como agronegócio, energia, logística e alimentos, oferecendo serviços de locação, compra, venda e troca de caminhões e máquinas novos e seminovos. Contudo, com uma equipe de mais de 3 mil colaboradores, a empresa oferece tecnologias e condições para serviços ágeis e seguros, contribuindo para o desenvolvimento de seus clientes.
Até setembro de 2023, a empresa registrou uma receita líquida de R$ 5,4 bilhões no acumulado do ano, contudo, um aumento de 38,8% em comparação com o ano anterior. Além disso, O EBITDA também aumentou, alcançando R$ 2,0 bilhões, um aumento de 46,9% na mesma comparação.