Notícias

WEST3: Comprar ou Vender Ações da Westwing hoje?

Apesar de ter estreado recentemente na B3, a Westwing já é pivô de análises de casas de investimento renomadas. Vale a pena investir? Confira!

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

A Westwing, dona das ações WEST3, pode ser lida como apenas mais uma plataforma de varejo online do nicho “casa e decoração”. Entretanto, é mais do que isso, visto que a companhia inova em um movimento Westwing Clube, trazendo a imersão do cliente no site, como uma experiência de admirar vitrines.

Apesar de ter estreado recentemente na bolsa, a empresa já é pivô de análises de casas de investimento renomadas. Com um histórico de cotação em queda, bem como seu resultado do quarto trimestre de 2020, será que vale a pena o investimento? Acompanhe!

Sobre a empresa

“Mais do que uma plataforma de e-commerce, a Westwing tem como sua missão inspirar as pessoas a descobrirem mais beleza no seu viver.”

Como consta no site de relação com investidores da companhia

A companhia surgiu no Brasil no ano de 2011, sendo uma subsidiária da multinacional alemã, que possui atuação ainda na Europa e na Ásia.  Em poucos anos a empresa avançou de forma relevante, mas a partir de 2016, passou a receber menores investidas por parte de seus, até então, controladores. De acordo com a própria Westwing, este processo foi fundamental para a retração de investimentos e desaceleração tecnológica e de marketing. Nesse sentido, naturalmente, houve uma queda no crescimento, que durou até o ano de 2018, quando a companhia se emancipou do grupo Westwing na Alemanha. Com investimentos por parte do Axxon Group, surge uma nova fase de crescimento no desempenho e imagem, que começou em 2019, e decolou em 2020. 

A companhia de móveis e decoração apresenta forte atuação online, a partir de três modelos, sendo eles:

  • Westwing Club: que funciona como um catálogo vivo;
  • WestwingNow: site e aplicativos complementares ao Westwing Club, que proporcionam uma experiência de compra diferenciada, mesmo atuando como um ecommerce comum.
  • Galerias: uma Galeria física de 350 m2 que fica em São Paulo. Bem como a empresa possui dois quiosques temporários em shoppings da cidade.

Cabe destacar que esta é uma marca de lifestyle, voltada à uma classe de consumo específica, que possui cerca de 9 milhões de usuários cadastrados.

“Hoje já somos referência no segmento de Casa e Decoração e temos ampliado a nossa atuação, focando cada vez mais em lifestyle”

Consoante a própria Westwing

Entretanto, surge a pandemia, o que, inevitavelmente afeta a maior parte de empresas e setores a nível global, e com a Westwing não seria diferente.

Resultado recente da Westwing

Entre quedas e avanços, um quadro notório de resiliência e estabilidade no segmento online por parte da instituição, que mesmo em meio a um período complicado, mostrou números atrativos.

A companhia apurou, no 4T20, um GVM, que mede o volume bruto de mercadorias da empresa, no total de R$ 106,7 milhões. Ou seja, houve um incremento de 99% frente ao 4T19. Ademais, foram R$ 372,6 milhões no acumulado do ano de 2020, um disparo positivo em cerca de 96%.

A Receita Líquida, por sua vez, ficou em R$ 37,7 milhões, sendo assim, disparou cerca de 105% na mesma base de comparação. Enquanto no ano de 2020, foram R$ 245,3 milhões, contra os R$ 130,9 milhões do 4T19, o que representa um crescimento de 87%.

Ademais, o Ebitda Ajustado ficou negativo em R$ 3,1 milhões. Dessa forma, reverteu o lucro do 4T19, em que somou R$ 1,3 milhões. Já no ano de 2020, cresceu em 58%.Em suma, o Prejuízo Líquido da Westwing no resultado do 4T20 foi de R$ 0,5 milhões, ante os R$ 5,4 milhões do período do 4T19. No ano, somou R$ 11,7 milhões, revertendo o prejuízo de R$ 1,5 milhões obtido no ano de 2019.

Em suma, o Prejuízo Líquido da Westwing no resultado do 4T20 foi de R$ 0,5 milhões, ante os R$ 5,4 milhões do período do 4T19. No ano, somou R$ 11,7 milhões, revertendo o prejuízo de R$ 1,5 milhões obtido no ano de 2019.

Vale a pena comprar ou vender as ações Westwing?

Certamente, a companhia recém estreada na B3, no dia 12 de fevereiro deste ano, não coleciona avanços em sua cotação. Acontece que, desde então, as ações da Westwing migraram dos primeiros R$ 11,59 para os atuais R$ 8,91. Entretanto, esta queda parece não ser o bastante para frear a credibilidade da empresa frente aos especialistas. Confira o desempenho histórico da empresa no gráfico abaixo:

Captura de tela de 2021 04 05 15 26 50
FOnte: Google

De acordo com relatório recente do BTG Pactual (BPAC11), o GMV de R$ 106,7 milhões da Westwing no 4T20 é robusto. Bem como seus demais resultados e indicadores não decepcionam.

Nesse sentido, o banco mostra confiar no bom desempenho e melhora das ações WEST3, e sugere que estas podem mais do que dobrar em cotação. A recomendação para os papéis é de compra, com a sugestão de preço-alvo de R$ 22 até o final de 2021.

Já a XP Investimentos compartilha de algumas opiniões do banco, e também promoveu a recomendação de compra para os papéis com preço-alvo de R$ 17 por unit para 2021.

Por fim, ainda em fevereiro, a Westwing informou ao mercado que o banco Itaú (ITUB4) promoveu um aumente em sua participação acionária na companhia. Basicamente, através da asset management, foi feita a participação de 5,74% no montante completo de ações ordinárias da Westwing. Ou seja, o montante detido, em percentual, por parte do banco, gira em torno de 6,289 milhões de ações.

Este artigo não figura recomendação de compra ou venda de ativos, tendo a única finalidade de auxiliar na construção de conhecimento do leitor.